castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ILHA DEVON (TATLURUTIT) - NUNAVUT - CANADÁ: A MAIOR ILHA DESABITADA DO MUNDO

Ilha de Devon ( Inuit : Tatlurutit ),  é a maior ilha desabitada na Terra, está localizada na Baía de Baffin ,região de Qikiqtaaluk  , Nunavut, Canadá . É uma das maiores  ilhas do arquipélago ártico canadense , a segunda maior da ilhas da rainha Elizabeth , a sexta maior ilha do Canadá , ea 27 maior ilha do mundo . 
Possui uma área de 55.247 km²
Arquivo: WFF devon island.jpg
Ilha de Devon contém várias pequenas cadeias de montanhas , como o Monte Treuter , Haddington Gama e as montanhas Cunningham .
Robert Bylot foi o primeiro europeu a avistar a ilha em 1616.  William Edward Parry traçou sua costa sul, em 1819-1820. Em 1850, Edwin De Haven navegou pelo canal de Wellington e avistou a Península de Grinnell . 
Um posto foi criado na Dundas Harbour , em 1924, e foi arrendado a Hudson Bay Company , nove anos depois. O colapso dos preços de peles levou à dispersão de 53  famílias inuits na ilha em 1934. Ele foi considerado um desastre devido a condições de vento e do clima muito mais frio, eo Inuit optou por deixar em 1936. Dundas Harbour foi povoada novamente no final de 1940, mas foi fechada novamente em 1951. Somente as ruínas de alguns edifícios permanecem.
Lowlands Truelove Devon Island.jpg: Arquivo 
 
File:Devon Island, Canada.svg
Devido à sua relativa  altitude e sua latitude no extremo norte , ela suporta apenas uma população escassa de bois-almiscarados e pequenas aves e mamíferos. A vida animal está concentrada na área da planície Truelove , que tem um microclima favorável e suporta relativamente a  exuberante vegetação ártica. As temperaturas durante o breve  verão(40 a 55 dias), período de crescimento raramente excedem 10 ° C (50 ° F) , e no inverno pode mergulhar a tão baixo quanto -50 ° C (-58 ° F) . Com um ecológico deserto polar,a Ilha de Devon recebe pouca precipitação pluviométrica.
Cabo Liddon é uma Importante reserva de pássaros, notável pelos Guillemot Pretos e os Fulmar do norte . O cavo Vera também possui uma importante reserva de pássaros.
Ilha de Devon também é notável pela presença da cratera de impacto Haughton , criada a  cerca de 39 milhões de anos atrás, quando um meteorito de cerca de 2 km (1,2 milhas) de diâmetro colidiu com o que foi, então, uma região de florestas. O impacto deixou uma cratera de aproximadamente 23 km (14 milhas) de diâmetro, que era um lago há vários milhões de anos.
Existe uma estação de pesquisas na planície Truelove, usada ocalionalmente por cientistas.  A ilha também serviu de experiência para uma futura ida a marte, já que seu terreno rochoso muito se assemelha a esse planeta.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário