castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 1 de março de 2017

PICADA CAFÉ (RS) - APRESENTANDO A ROTA ROMÂNTICA

Imagem relacionada
Vista de Picada Café
Picada Café (no idioma alemão regional Riograndenser Hunsrückisch: Kaffeeschneiss) é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.
Localização de Picada Café
Localização (pontinho vermelho no mapa)
Localiza-se a uma latitude 29º26'39" sul e a uma longitude 51º08'11" oeste, estando a uma altitude de 106 metros. Sua população estimada em 2016 era de 8.852 habitantes. Possui uma área de 85,049 km².

Resultado de imagem para picada café rs
entrada da cidade
O atual município Picada Café origina-se de uma picada colonial da colônia alemã de São Leopoldo denominada Picada do Café, cujo povoamento iniciou-se em 1844. A Picada do Café era limitada ao sul pela Picada 48, ao norte pela Linha Olinda, ao oeste pela Linha Nova e ao leste por Travessão São Paulo(Dois Irmãos) e terras devolutas. Essa área era considerada como estando "mata adentro" e há registros de conflitos com indígenas e dificuldades com animais selvagens. Dessa picada a maior parte dos lotes foram incorporados ao novo município que também assimilou alguns lotes da Picada Dois Irmãos (localidades de Jammerthal, Joaneta e parte de Lichtenthal). O nome deve-se a um caminho (picada) aberto pelos imigrantes onde paravam os viajantes. Também havia na localidade uma pequena plantação de café. Picada Café emancipou-se em 20 de março de 1992.
Imagem relacionada
Moinho Histórico
Distante 80 quilômetros de Porto Alegre, a principal via de acesso ao município é a BR 116 - Rodovia Presidente Getúlio Vargas.

Imagem relacionada
Moinho Histórico Parque Jorge Kunhs
Pela forte influência da cultura colonial alemã, Picada Café é uma cidade com diversas empresas do ramo coureiro-calçadista. Entre as empresas localizadas na cidade está a Coopershoes, fabricante da Converse (empresa), a SugarShoes, a Emme Bolsas e a Nordweg.
Fica na cidade também o Curtume Fridolino Ritter, um dos maiores curtumes do estado do Rio Grande do Sul e grande gerador de empregos na cidade, além de malharias como a Malharia OK e a Malharia Schmitt e fábricas de estofados como a Estofados Rincão e La Form.
Picada Café também foi o berço da nacionalmente conhecida fábrica de calçados Dakota, mas que hoje não se encontra mais na cidade e sua matriz foi transferida para a cidade vizinha de Nova Petrópolis.
Resultado de imagem para picada café rs
Vista de Picada Café

A festa tradicional da cidade conhecida pela região é a Kaffeeschneis Fest, uma festa comemorada geralmente no primeiro final de semana do mês de maio.
Em outubro também é comemorado no Parque Jorge Kuhn o aniversário da Rádio Impérial, de Nova Petrópolis.
Resultado de imagem para picada café rs
Igreja em Jammerthal
O Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn é, hoje, o portal turístico do município e possui espaço ao ar livre, bosque e lago. Nele estão localizados prédios históricos que datam de mais de 100 anos, como um armazém, residência e cozinha com sala de refeições, um açougue, galpões, estrebarias, chiqueiros e um matadouro.
Igreja de Picada Café
No parque está situada a Biblioteca Municipal José Lutzemberguer e o prédio de uma antiga funilaria.
Nesse espaço acontecem importantes eventos da cidade como a Kaffeschneis’fest, o Parque Encantado da Páscoa e a Festa do Café, Cuca e Linguiça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário