castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

EMANCIPAÇÃO JÁ: BALNEÁRIO DE QUINTÃO (RS) PEDE SOCORRO

Localização de Palmares do Sul
área do município de Palmares do sul! Quintão ocupa a área litorânea

Praia de Quintão é um dos balneários que compõem a orla marítima do município de Palmares do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Possui onze quilômetros com dunas preservadas. Conta com boa infra-estrutura e está dividido em sede, Rei do Peixe, Frade e Santa Rita.
Resultado de imagem para BALNEÁRIO QUINTÃO RS
vista aérea
Tem Também a Lagoa do Cipó que é chamada pelos moradores da Praia de Lagoa do Quintão, localiza-se entre o campo de dunas móveis e a cidade de Quintão.
A Praia do Quintão possui esse nome em homenagem a um dos primeiros luso-brasileiros que ganhou concessão de sesmaria no Rio Grande do Sul, mas a qual nunca chegou a conhecer: João da Costa Quintão.
Imagem relacionada
outra vista
No inicio da década de 1960, o jornalista Thadéo Onar lançou a venda de terrenos da Praia do Quintão com o slogan "Paraíso dos pescadores e eldorado dos homens de larga visão comercial".
A maior atração da praia é a Avenida Esparta, considerada o coração da praia, com seus bares e lojas. No verão recebe milhares de veranistas. Desde o último censo, em 2010, a chamada Praia de Quintão triplicou a população permanente. Só que a infraestrutura deste distrito entrou em caos absoluto. A principal Avenida do distrito, chamada de Esparta virou uma avenida de buracos e as outras ruas da cidade vem sofrendo com a falta de infraestrutura, patrolamento e colocação de saibro nas mesmas. A praia na verdade virou o "Quintal" das praias gaúchas, já que a sede municipal, Palmares do Sul (que fica a vários quilômetros de distância e não fica na orla marítima), não consegue dar assistência necessária a este distrito que cada ano evolui mais em população. Muitos moradores fixos querem sair da praia e mudarem-se para outras praias com mais infraestrutura. Mais de 200.000 pessoas passam pelo Balneário no verão.
Resultado de imagem para BALNEÁRIO QUINTÃO RS
Propaganda do Balneário

Festa de Iemanja

Na Praia do Quintão acontece umas das maiores festa de Iemanjá do estado do Rio Grande do Sul, organizada pelo Reino de Oxalá e Oxum, Pai Chiquinho de Oxalá e Mãe Jane de Oxum, a festa traz milhares de pessoas ao município.
Todos os anos acontece também, na saída da Avenida dos Bancários o maior evento de umbanda de Quintão, organizado pelo Ilê Oyá e Xângo de Mãe Tânia de Oyá.
Resultado de imagem para BALNEÁRIO QUINTÃO RS
outra vista

Carnaval de Rua

Quem procura a Praia do Quintão no carnaval vê um verdareiro espetaculo a praia é uma das unicas do litoral gaúcho que ainda possuim o carnaval de rua com desfile de entidades carnavalescas, é quando o recebe o maior publico do veraneio, na praia são quatro as escolas. Foliões do Quintão, Império Praiano, Unidos do Rei do Peixe e Imperatriz do Litoral.

Cavalgada do Mar

No Balneário Dunas Altas, no mês de fevereiro, ocorre a Cavalgada do Mar, de Quintão a Torres. A primeira cavalgada aconteceu em 1984, com 19 cavaleiros. O criador desta cavalgada foi o então secretário da prefeitura de Palmares, João José de Oliveira Machado, conhecido como Machadinho. No ano de 1998 foram mais de 1.500 cavaleiros. Seu início ou fim é neste balneário.

3 comentários:

  1. Tem que acontecer com urgência pretendo ser morador de quintão mas morar bem sem esperar por obras de um município distante

    ResponderExcluir
  2. Acho que só vai haver desenvolvimento com a emancipação.Espero que seja logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está praia eu conheço a mais de 45 anos que veraneio nela, mas cada ano piora, Palmares não cuida de quintão,seria bom antecipar com urgência, já tem estrutura para isso.

      Excluir