castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

MUNICÍPIO DE RIO DE CONTAS (BAHIA) UM PEDAÇO DA HISTÓRIA DO BRASIL

A antiga “Minas do Rio de Contas”, hoje uma pequena cidade de 14.000 habitantes, surgiu no início do século 18, com a descoberta de ouro aluvionar nos córregos e rios da região. É a mais antiga cidade de toda a Chapada. 
 

Diferentemente das demais cidades antigas da Bahia, Rio de Contas foi povoada, não a partir do litoral, mas sim por aventureiros vindos de Minas Gerais e Goiás que, subindo o Rio São Francisco, à procura de ouro, se adentraram pela Chapada Diamantina, onde se fixaram e fundaram a cidade. Até hoje são comuns ali se ouvir expressões, hábitos e costumes tipicamente mineiros.



Com o fim da exploração do ouro aluvionar, no início do século XIX, e a descoberta, logo depois, de diamante na borda leste da Chapada, grande parte de sua população se transferiu para a região das atuais Lençóis e Mucugê, ficando a cidade estagnada. Hoje, com seu casario, embora singelo, perfeitamente preservado, é uma das jóias coloniais do país. 


 

Instalada num alto platô, de 1200 m de altitude, e próxima aos picos mais elevados de todo o Nordeste, o do Barbado, de 2033 m, e o das Almas, de 1958 m, Rio de Contas, alem do aspecto cultural, é ponto de partida para o turismo de aventura. Alem das montanhas, a região é repleta de rios e cachoeiras e apresenta uma vegetação de campos gerais de altitude com uma flora e fauna peculiares, onde abundam as orquídeas, bromélias e sempre-vivas. Esa características favorecem a prática de rapel, canoagem, trecking, alpinismo e uma série de outras atividades ligadas ao ecoturismo, a principal fonte de renda da cidade. Pousadas e hoteis, de mais variados níveis, atendem ao pequeno, embora crescente, turismo. 
 

O seu carnaval de rua é famoso por guardar as características mais primitivas, com a presença de mascarados e bandas de sopro, pelas marchinhas, e o não uso de instrumentos eletrônicos. O artesanato de rendas, de artigos de couro, os doces caseiros e as cachaças de alambique (a famosa Serra das Almas) são as marcas da cidade, bem como a sua gastronomia garimpeira. 
 

Bem vindos a Rio de Contas uma das mais belas cidades coloniais da Bahia e um dos mais agradáveis e completos centros de ecoturismo do país! 

 

LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO





Wikipedia




Nenhum comentário:

Postar um comentário