castelos medievais

castelos medievais

domingo, 10 de julho de 2016

AUTAZES OU AMBRÓSIO AIRES? WIKIPÉDIA CAUSA CONFUSÃO NO NOME DA SEDE MUNICIPAL

Bandeira de Autazes

Sede ou Ambrósio Aires é um distrito do município de Autazes, no Amazonas . O distrito possui cerca de 20 000 habitantes abrangendo as regiões sul, leste e oeste do município .(Wikipédia)
Localização de Autazes

Autazes é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Manaus, localiza-se a sudeste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 113 quilômetros.
Ocupa uma área de 7 599,282 km² e sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, era de 37 033 habitantes, sendo assim o décimo-sexto município mais populoso do estado do Amazonas e o quinto de sua microrregião. Autazes sedia a maior festa bovina da Amazônia Ocidental, a Festa do Leite.
Autazes era uma região bastante conhecida já no Século XVIII, pela habitação dos índios Mura, famosos por resistirem ao sistema colonizador dos portugueses.
A origem do nome "Autazes" vem dos rios Autaz-Açú e Autaz-Mirim, ambos penetram e cortam o município de norte a sul. A exploração de suas terras iniciou-se por volta de 1637, através do Rio Madeira, pelos produtores de cacau e demais trabalhadores de produtos naturais. Porém, a ocupação definitiva de Autazes só aconteceu por volta de 1860. Inicialmente a cidade era chamada de Ambrózio Ayres, em homenagem ao fazendeiro Bararoá que lutou contra os cabanos e desta luta teve a sua morte.
A Cabanagem também foi presenciada em suas terras, por volta de 1835 e 1840. Esse acontecimento, extraordinário na História do Brasil, envolveu índios, mestiços, negros e alguns brancos pobres que buscavam melhores condições de vida.

Um comentário:

  1. Tá realmente uma verdadeira confusão. Consultanto o OpenStreetMap, o município de Autazes se divide nos distritos Sede (Autazes) [http://www.openstreetmap.org/relation/6255878] e Muritinga [http://www.openstreetmap.org/relation/6255881].
    Porém, fui mais a fundo [http://catadordepapeis.blogspot.com.br/2013/03/ambrosio-aires-o-bararoa.html] e descobri que Ambrósio Aires é o nome antigo do distrito sede e do próprio município, e ao que tudo indica, parece ainda ser usado para denominá-los. Sendo assim, seria uma espécie de nome alternativo e/ou nome antigo - aos quais seria interessante adicionar ao OpenStreetMap.
    É um caso realmente muito interessante, quanto à wikipédia, acho que deve-se atualizar tanto o nome do artigo, quanto o próprio artigo, informando que Ambrósio Aires é o nome antigo do próprio distrito, a menos que o distrito sede não tenha mudado de nome quando o município inteiro mudou.
    ---- OSM User: http://www.openstreetmap.org/user/santamariense

    ResponderExcluir