castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 10 de junho de 2016

BOM PRINCÍPIO DO OESTE: O MAIS NOVO DISTRITO DE TOLEDO (PARANÁ)

Mudança de status. Agora a comunidade de Bom Princípio irá figurar como Zona Urbana nos novos mapas região na condição de distrito de Toledo. Em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (12) os moradores de Vista Alegre, Bom Princípio e Gramado definiram com 154 votos favoráveis que o distrito passará a se chamar Bom Princípio do Oeste. Bom Princípio de Toledo e Bom Princípio do Paraná tiveram respectivamente três e uma intenções de voto.
A criação do distrito foi proposta por meio do Projeto de Lei nº 89/2014 de autoria do vereador Rogério Massing, mas como já existia outro com o mesmo nome no Rio Grande do Sul foi necessária essa aprovação da comunidade. “Esses nomes foram sugeridos pela Comissão pró-distrito. Como foi aprovado o nome, agora será encaminhado para aprovação do projeto final na Câmara de Vereadores e em seguida a sanção do prefeito”, explica o parlamentar.
Segundo ele, o Cartório Eleitoral acompanhou o processo para que houvesse legitimidade. No mínimo 50% dos eleitores tiveram que comparecer para a votação e a criação precisava ser aprovada pela maioria presente. O vereador comemorou o resultado. “A comunidade vem crescendo, aumentando o número de edificações e para nós é uma alegria muito grande. É sinal de que a comunidade está atenta, sonha com melhorias no lugar onde mora e com investimento de recursos públicos nessas localidades”. O desejo dele é que aconteça essa prática em outras comunidades e que aos poucos “acabe com o êxodo rural, que as pessoas voltem a morar em seus distritos com qualidade de vida. É isso que buscamos com essa lei”, salientou Massing.
Na oportunidade, o secretário da Fazenda, Neuroci Antonio Frizzo, representou o prefeito Beto Lunitti e explanou sobre o projeto de urbanização dos distritos, onde incluí desde a pavimentação asfáltica, implantação de galerias pluviais, iluminação pública e outras benfeitorias. Frizzo falou das vantagens que a comunidade passa a ter com a implementação do novo distrito. “Antes era apenas uma localidade, agora tornou-se relevante e ganhou a importância merecida em relação aos demais. É como se tivesse emancipado. Com isso permite que suas demandas tenham mais possibilidades de serem atendidas”, destacou.
O secretário de Planejamento Estratégico, Renato Rocha, complementou dizendo que pela formação histórica e social, Toledo é um município planejado e isso possibilitou essa urbanização, a qual considerou fundamental para a cidade. “A partir do momento que se torna distrito é sinal de que se organizou para isso. São perímetros urbanos legalmente constituídos e temos a obrigação de investir”, destacou.
Renato também acredita que os investimentos que são realizados nos distritos e comunidades rurais contribuem para manter os moradores em suas propriedades e para que seus filhos que ora tenham saído para estudar ou se profissionalizar consigam regressar aos seus lares. “Hoje as pessoas não precisam mais vir até o centro da cidade para resolverem seus problemas. As tecnologias, principalmente na área de informação possibilitam isso nos distritos. Além disso, correios, telefonia, internet e outros serviços estão bem mais acessíveis hoje nessas localidades”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário