castelos medievais

castelos medievais

sábado, 5 de março de 2016

AS CINCO CONSTRUÇÕES ESPETACULARES PELO MUNDO

Museu Guggenheim - Bilbao

O Museu Guggenheim Bilbao, situado na cidade basca de Bilbao, na Espanha, é um dos 5 museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projetado pelo arquiteto canadense Frank Gehry, é hoje um dos locais mais visitados da Espanha por causa de sua forma espetacular, à beira do rio.
Externamente, o museu é coberto por superfícies de titânio curvadas em vários pontos, que lembram escamas de um peixe. Visto do rio, o edifício parece ter a forma de um barco.
O átrio central tem 50 metros de altura e lembra uma flor cheia de curvas, de onde partem passarelas para os três níveis de galerias.


Museu Soumaya – México

O Museu Soumaya é uma instituição cultural privada, localizado na Plaza Carso, região norte da Cidade do México, que surpreendeu por sua arquitetura projetada por Fernando Romero e inaugurada em 2011.
O museu abriga um acervo com mais de 60.000 peças2 , composto por coleções de artes plásticas, artes decorativas, documentos históricos, relíquias religiosas e numismática, abrangendo sobretudo a produção artístico-cultural do México, da América Latina e da Europa.
O museu atua organizando exposições permanentes e temporárias, equipado com uma biblioteca, auditório com 350 lugares, ateliê e espaços para atuação didática.


Ópera de Sidney – Austrália

Localizado junto à baía de Sidney, a casa da Ópera de Sydney (Sydney Opera House), é um dos edifícios com arquitetura única mais marcantes a nível mundial, e um dos símbolos da Austrália e ícone da cidade de Sidney.
A construção, projetada por Jorn Utzon foi iniciada em 1959, abandonada em 1966, sendo que o edifício foi inaugurado somente em 20 de outubro de 1973. A Ópera de Sydney tem cerca de 1000 divisões, incluindo 5 teatros, 5 estúdios de ensaio, 2 auditórios, 4 restaurantes, 6 bares e numerosas lojas de recordações. O maior auditório, conhecido como Concert Hall, tem capacidade para 2690 espectadores sentados.

 Museu dos transportes Riverside – Escócia

Concluída em 20 de junho de 2011, o Museu Riverside é o novo prédio desenvolvimento para o Museu dos Transportes de Glasgow, na Escócia. Por contar com uma grande coleção de veículos e artefatos de transporte e por seu estilo arquitetônico único, em 18 de maio de 2013, o museu foi anunciado como o vencedor do Museu Europeu do Ano.


Museu Kunsthaus – Graz

O Museu de arte de Graz é um museu de arte moderna, situado na cidade deGraz, na Áustria. Fundado em 2003, se tornou marcante pelo estilo de sua construção contemporânea em meio às tradicionais edificações européias.
Apelidado de Kusthaus Graz, ficou conhecido como “Alien Friendly”, com seu design que lembra uma bolha. Toda a fachada do prédio é envolta por 1288 painéis de vidro acrílico semitransparente. Este sistema facilitou a instalação de placas fotovoltaicas, embutidas nos painéis e que produzem energia limpa, para o uso interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário