castelos medievais

castelos medievais

domingo, 28 de junho de 2015

ARAPIXUNA (SANTARÉM-PA) - UM NOVO DISTRITO SURGE

Câmara de Santarém cria o Distrito do Arapixuna


O vereador Emir Aguiar (PR), nesta quarta-feira, 24/06, na tribuna da Câmara, destacou um dos projetos que vem tentando aprovar há muito tempo que é a criação do distrito do Arapixuna. Segundo o vereador, o processo vem de alguns anos, pois só ele já passou por algumas legislaturas e ainda não havia conseguido êxito. “Nessa legislatura, graças a Deus, a consciência dos vereadores emancipacionistas, no sentido de fortalecer politicamente as região mais distantes e populosas, culminou com a aprovação do lei que cria o distrito do Arapixuna”, comemorou.   

Com a criação do distrito, segundo Emir, as comunidades da região vão ficar mais próximas das gestões municipal, estadual e federal. Para o vereador isso é motivo de contentamento, mas sobretudo aos moradores que farão parte do novo distrito. “Isso é muito importante e a câmara entra para a história da região, assim como as comunidades que estão lutando por esse benefício desde 1961”, justificou.

Emir Aguiar explicou que há uma lei estadual que ampara a criação dos distritos no estado e estabelece que uma vez o distrito criado o estado é obrigado a instalar uma delegacia, um cartório e a prefeitura por sua vez cria a figura do agente distrital que passa a representar a gestão municipal junto as comunidades, além disso, trata-se de um quesito para se criar um município, no futuro. Outro benefício destacado pelo vereador é que o distrito pode ser contemplado com emendas parlamentares em níveis estadual e federal, direcionadas para infraestutura, saúde, educação e segurança pública.

Ronan Liberal argumentou que a partir da criação dos distritos, além de uma melhor distribuição das entidades que possam se fazer presentes na comunidade, dando tranqüilidade as pessoas  de trabalharem tranquilamente, com o atendimento dos serviços básicos necessários não só na comunidade de Arapixuna, mas também para as localidades do entorno.

Uma das lideranças da localidade, José Antonio Menezes, disse que a antiga reivindicação dos moradores de Arapixuna em transformar a localidade em distrito é visando beneficiar e melhorar as condições de vida das pessoas que moram não só em Arapixuna, mas em comunidades vizinhas. Ele disse esperar que com o distrito, sejam sanadas as dificuldades hoje enfrentadas nas áreas da educação, saúde e infraestrutura viária e também, quanto a participação direta da prefeitura nas ações da comunidade.

O líder comunitário falou que com a criação do distrito, os comunitários vão ter condições de ter cartório, correio, segurança pública, além da instalação de uma subprefeitura. “Assim, vamos ficar mais perto do prefeito, com chances de cobranças muito mais eficazes, do que ocorre hoje”, complementa.

O vereador Mauricio Corrêa (PSD) expôs que "nós, os 21 vereadores estamos imbuídos nessa tarefa de aprovar hoje a criação do novo distrito do Arapixuna, tornar esse sonho realidade”.

O vereador Luiz Alberto (PP) reinterou dizendo que a Casa de Leis vê com bons olhos a aprovação do projeto que objetiva fazer com que o Poder Público dê uma melhor atenção ao Arapixuna e comunidades adjacentes.

“Os comunitários, precisam urgentemente dessa atenção e precisa o Arapixuna ser reconhecido como área importante do município de Santarém”, analisa.

Segundo Luiz Alberto o distrito tem a vantagem de receber alguns equipamentos públicos como agencia bancária, unidade dos correios, delegacia de Policia e outros benefícios e melhor atenção do Poder Público Municipal principalmente.

“Com a criação do distrito, o município passa a ter uma maior responsabilidade em estruturar as comunidades da região distrital”, aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário