castelos medievais

castelos medievais

domingo, 31 de maio de 2015

CUTIAS, CUTIAS DO ARAGUARY OU CUTIAS DO ARAGUARI: QUAL É O NOME OFICIAL?

Cutias, ou Cutias do Araguary, é um município do Amapá.




Possui uma área de 2.114,732 km² e uma população de 4.364 habitantes (Censo 2010).



O nome oficial no IBGE é apenas Cutias, mas no Amapá o nome oficial adotado pelo município é "Cutias do Araguary". Embora também seja aceito como Cutias do Araguari (Trocando-se o Y pelo I). Assim como Itaubal é Chamada de "Itaubal do Piririm", pois existe uma localidade também chamada de Itaubal no município de Tartarugalzinho. Está em andamento a Pavimentação asfáltica entre O distrito Macapaense de São Joaquim do Pacuí e a cidade de Cutias do Araguary. O distrito de Gurupora é a segunda localidade em importância no município.



História

O município de Cutias do Araguari foi criado pela Lei n.º 0006, de maio de 1992.
Os antigos moradores da região dizem que no lugar, em outras épocas, existia grande variedade de espécies de caça, entre elas a cutia, o que, provavelmente, deu origem ao nome do município. Existem também outras versões para a denominação do lugar, como a de que os primeiros moradores da localidade utilizavam como meio de transporte uma pequena embarcação, bastante ligeira, denominada "cotia".

Geografia

O município possui uma floresta bastante vasta, com madeira de lei, onde se destacam as espécies de maçaranduba,andiroba e pracuubeira. Sua fauna é uma das mais ricas do Estado, especialmente pela grande variedade de animais silvestres que a compõem. Alguns exemplos desses animais são a paca, a capivara, o tatu, a cutia, entre outras.

Economia

Se destacam economicamente no setor primário a agricultura e a pecuária. Também a criação dos gados bovino e bubalino, além da criação de suínos, constituem a principal atividade econômica do município.
No setor agrícola destaca-se a plantação da mandioca, cuja farinha misturada ao peixe resulta na famosa farinha de piracuí. Destacam-se ainda os plantios de milho e banana.
O setor pesqueiro do município vem gerando divisas para Cutias do Araguari, por já estar sendo exportado para outro locais. No setor secundário, embora o município seja rico em argila, não dispõe de grandes recursos para incrementar as indústrias. Possui, no entanto, uma usina de industrialização de leites e derivados e algumas serrarias. Como nos outros município do Estado do Amapá, a principal geração de renda vem do funcionalismo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário