castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 5 de março de 2015

HUACACHINA (PERU): UM OÁSIS NO MEIO DO DESERTO DO ATACAMA

Localizada a somente quatro quilômetros de Ica, uma antiga cidade colonial espanhola, Huacachina é um resort formado por construções baixas em meio a agrupamentos de palmeiras, vegetação exuberante e uma lagoa tranquila. Como se não bastasse, segundo moradores locais, esta última tem propriedades curativas.
Huacachina é um oásis natural no sul do Peru
O folclore popular em torno deste lago começou na década de 1940, quando peruanos ricos costumavam viajar a Huacachina com o único propósito de entrarem nessas águas. Reza a lenda que uma bela princesa inca foi descoberta por um jovem caçador enquanto se banhava no local. Ao fugir, como um passe de mágica, o que antes era uma piscina insignificante tornou-se uma robusta lagoa.
A lagoa de Huacachina é a principal atração local
Devido a alguns proprietários de imóveis locais, que construíram poços com o objetivo de alcançar águas subterrâneas, com a normal evaporação, resultado das altas temperaturas do verão, o nível da lagoa caiu ao longo dos últimos anos. Em um esforço para conter este problema, a água tem sido bombeada para o lago direto de Ica.
A despeito de se situar em meio ao Atacama, as ruas de Huacachina são arborizadas, graças à sua lagoa central
A pequena e exótica Huacachina vive essencialmente do turismo. Seus 96 residentes, em sua maioria descendentes dos incas, prosperam acolhendo os viajantes neste assentamento rústico e utilizam o maior recurso que dispõem, a areia, como principal produto comercial.
A vila conta com alguns hotéis, lojas e até uma biblioteca, em torno da lagoa esverdeada. Caso você procure algo mais radical, passeios de buggies e sandboard são as principais opções. Em relação ao sandboard, procure não começar das dunas mais altas, pois, dependendo do ponto de partida, a velocidade final pode ser realmente assustadora.
Outra atração de Huacachina é subir até o topo de uma de suas dunas, esculpidas pelo vento, para presenciar o magistral pôr do sol. É nessa hora que o céu fica avermelhado e o deserto assume um dourado marcante.
Huacachina é o único oásis natural que ainda existe no continente americano. A área foi declarada Patrimônio Cultural Nacional e a expectativa é que sua paisagem permaneça real, e não somente mais uma miragem no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário