castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

BJORNOYA (SVALBARD): A PEQUENA ILHA DOS 740 LAGOS

Ilha do Urso (Bjornoya, em norueguês)  é uma ilha norueguesa no Mar de Barents  com uma área de  178 km², uma ilha ao sul de Spitsbergen . A ilha é legalmente parte do arquipélago de Svalbard . A ilha foi descoberta pelo explorador holandês  Willem Barents em 1596 . No caminho para o Svalbard sua tripulação conheceu o urso polar , e , portanto, deu à ilha o nome de ilha do Urso ( em holandês : Beeren Eiland ). A ilha é, devido à sua localização desde o ano 1900, um ponto estratégico, particular como militar, também é um ponto estratégico para a pesca e recursos minerais. As águas em torno da ilha do Urso tem sido uma das áreas onde ocorre transbordo de sobrepesca de bacalhau.
Kart over Bjørnøya
A maior parte da ilha é protegida como Bjørnøya reserva natural . A parte central da ilha está localizada a cerca de 74 ° 26 'N 19 ° 04' E. Bjørnøya reserva natural foi criada por decreto real a 16. Agosto 2002 . A reserva natural abrange toda a ilha e suas águas costeiras, com exceção de uma pequena área de terra (1200 ha ) em torno da estação, no norte.

A ilha tem aproximadamente uma forma triangular,  medindo aproximadamente 20 km de norte a sul. Tem 15 km em sua parte mais larga. É o cume de um platô submarino com profundidades inferiores a 100 metros. A ilha é fortemente influenciada pela atividade de ondas, e é, portanto, em quase toda cercada por costões rochosos íngremes. A paisagem pode ser dividida naturalmente em uma zona de montanha do sul e um planícies do norte. As montanhas compõem aproximadamente 1/3 da área da ilha, enquanto de várzea é 2/3.A Várzea geralmente fica entre 10-30 metros de altura  em direção ao mar, o que torna a maioria dos lugares  o desembarque de barco difícil. Há algumas enseadas com solos arenosos e de areia, mas estes não são particularmente bem protegidos do vento e do mar. O Litoral está em todos os lugares muito exposto ao oceano em si cavando cada vez para dentro, especialmente as mais jovens pedras soltas, onde a erosão toma conta rapidamente.
A parte sul da ilha é dominada por maciços montanhosos. A  Montanha Miséria com os três picos Urd (536 m), Verdande (462 m) e Skuld(454 m), e o  Antarcticfjellet com 360 m caracterizam a costa sudeste. A partir do extremo sul e cinco quilômetros ao longo da costa oeste via estão:  Fuglefjellet (411 m), Hambergfjellet (440 m) e Alfredfjellet (420 m), como altas falésias costeiras do mar. Em torno da parte mais meridional de gotas íngremes da ilha de mais de 400 m, que vão direto para o oceano. , Paredes de rocha gratuitos alto perto da costa também estão no lado oriental do Misery Mountain. Perto da ponta sul tem ondas erosão junto com o fraturamento das rochas em forma salientes pontas ,  Sylen e Stappen . . No sul da Ilha  também situam-se cavernas costeiras, incluindo as famosas Perleporten onde é possível passar com iatismo.

A ilha do Urso tem de 740 lagos pequenos, cobrindo 10.6 %  da área da ilha,ou seja, 18,8 km². O maior dos lagos é Øyangen meio da ilha e Laksvatnet no norte. Para o sul encontra-se o lago Ellasjøen , que tem o seu nome após o primeiro nome da esposa do líder de uma expedição de pesquisa sueca de 1920 . Os lagos da ilha são de área pequena, sendo que muitos não possuem nomes e são agrupados em um nome só devido à proximidade. Aqui estão os nomes dos lagos:
Arnepyttane (área com 3 lagos), ausa, Avtjorna, Bollevatnet, Daudamannsvatnet, depelen, Glitra, Kloten, Kluftvatnet, Krillvatnet, Krokvatnet, Gravtavget, Grunningen, Grontjorna, Hamartjorna, Handkledet, Haussvatnet, Heimvegpyttane, Helin, Hellevatnet, Sekken, Skaftet, Skinkevatna (área com 2 lagos), Olatjorna, Olbogtjorna, Osvatnet,Djupvatnet, Einangen, Ellasjoen, Haalethvatnet, Laksvatnet, Langen, Lelangen, Vomma, Holmevatnet, Polsa, Rokenestjorna, Royevatnet, Torstjorna, Trehyrningen, Trestikkelen, Lomvatnet, Ligna, Lysingen, Loypevatnet, Stevatnet, Strypvatnet, Mefaringen, Melvatna (área com 2 lagos), Maketjorna, Mjogsjoen, Mosevatnet, Tverrsjoen, Tvivatna (área com 2 lagos), Tarevatnet,Svartkulpen, Svera, Skutilen, Slakliputten, Soppen, Spongvatna, Spaevatnet, Vavatnet, Vassloya, Vasstaket, Aklangen.  As áreas compostas com vários lagos pequenos são: Bertrandpyttane, Besstjornene, Blautmyrvatna, Gluggdalsvatna, Grislevatna, Gasvatna, Haugtjornene, Brorvatna, Bratentjorna, Driplane, Fagervatna, Fakstjornene, Femtjornene, Holputtane, Flakmyrvatna, Flyvatna, Floyta, Flavatna, Theteingjornene, Titreberkpyttane, tjuvjovatna, Lonene, Lusa, Steinsjoane, Paulsputtane, Persputtane, Turrholpyttane, Tvillingpyttane, Tennvatna, Sveltiheltjonene, Svenotjornene, Smapyttane e Solkinstjornene.
Pequenos Rios e Riachos correm pela ilha e ligam os lagos, são eles:
Rio Auma, Rio Breisiget, Rio Benda, Rio Hausselva, Rio Engelskelva, Rio Lakselva, Rio Fossaa, Rio Russeelva, Rio Orvella, Rio Langsiget  (que une vários lagos), Riacho Brattaa, Riacho Hira, Riacho titrebekken, Riacho Tobiesenelva, Riacho Lusbekke e Riacho Svenobekken.
Vista dos paredões da ilha
Bjørnøya
Vista da estação Herwig Hamna
A Única parte habitada não permanentemente, mas por funcionários da estação de pesquisas é Herwig Hamna, que possui 9 habitantes.
vista do antigo porto de Tunheim e sua ferrovia

restos das locomotivas da antiga ferrovia mineira

Uma estação terrestre para a caça foi construído por Morten Andreas Ingebrigtsen em 1905-1908 em Kvalrossbukta, no sul da ilha. Fotografias antigas mostram que não costumava ter mais edifícios no local .Hoje em dia, um grupo de sítios bem preservado e uma caldeira de vapor permanecem. Um alemão chamado Theodor Lerner (casualmente conhecido como o "Conde de Nevoeiro") tentou escavar o carvão em Kvalrossbukta em 1898, sem sucesso.Liderados pela empresa Bjørnøen AS, uma nova tentativa de extrair galena em Gruben e Blyhatten, norte de Sørhamna, também falhou. A maioria dos restos culturais do Bjornoya pode ser encontrado em Tunheim, no canto nordeste da ilha. Aqui Bjørnøen AS escavou e enviou para fora cerca de 115 000 toneladas de carvão no período entre 1916 e 1925. Havia 25 casas e até 182 pessoas passaram o inverno aqui. Em 1919, uma estação de rádio foi aberta, e uma estação meteorológica foi construída em 1923. No entanto, Tunheim foi evacuado e arruinado pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. A todo "cidade" de ruínas podem hoje ser encontrados na beira do mar. O único edifício que foi preservado é o armazenamento de explosivos, que agora é usado como uma cabine para recreação pela tripulação na estação meteorológica. Tunheim é um exemplo de uma crença no progresso que foi evidente nas primeiras décadas dos anos 1900.Muitas empresas foram construídos sobre bases instáveis, e muitas delas foram fechadas depois de alguns anos depois. Tunheim, hoje em ruínas, com um importante valor histórico de referência como um memorial para o otimismo e perseverança.
Há muitos mais restos culturais sobre Bjørnøya além daqueles que são mencionados aqui.
Em 1947 uma nova estação meteorológica rádio foi construído em Herwighamna perto da casa de Tobiesen. Hoje ele é executado por uma equipe de nove pessoas, que é alterada duas vezes por ano. A estação é composta por cerca de 20 edifícios no total, em uma área de cerca de 150 000 m².
Casa de tobiesen
Russehamna
Além da ilha do Urso, a principal, existem várias outras ilhas e ilhotas que cercam a mesma. São elas:
ilha Alkeholmen, ilha anderssonoya, Ilhotas anderssonoyane, Ilha Havmannen, ilha Padda, ilha Orangane, ilha Emmaholmane, Ilha Ingebrigtsenoya, Ilha Holmengra, Ilha Tobiesenholmen, Ilhota Lagholmane, Ilhota Meholmen, Ilhota Utstein, Ilhota Skroslingen, ilhotas Matholmane, Ilhotas Parholmane, ilhotas Steggholmane e ilhotas Steinkjerholmane.





Nenhum comentário:

Postar um comentário