castelos medievais

castelos medievais

domingo, 15 de fevereiro de 2015

AS DEZ CACHOEIRAS MAIS ALTAS DO MUNDO

1 – Salto Angel – Venezuela = 979m
O Salto Angel, é a mais alta cachoeira do mundo, com um total de 979 metros de altura e um enorme salto direto de 807 metros. Está localizada no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela.
As cataratas ficam no Rio Kerep que corre até ao Rio Churun.
Antes da queda principal, a maior do mundo sem interupção, a cachoeira tem cascatas inclinadas, seguidas de uma queda menor de 30 metros. Só então a água despenda 807 metros a partir de um platô achatado conhecido como Auyan-Tepui (Montanha do Diabo). 

2 - Cataratas do Tugela – África do Sul – 948m 
As Cataratas do Tugela, estão localizadas no Real Parque Nacional do Royal Natal, província de KwaZulu, na África do Sul.
São as mais altas de África, onde a água desce cerca de 948 metros de altura, numa série de 5 cascatas.

3 - Cataratas las Tres Hermanas – Peru – 914m
São geradas pelo rio Cutiverani, e localizam-se perto da cidade de Ayacucho, no Peru. Sua existência só veio à tona quando fotógrafos procurando por outra cachoeira peruana alta, toparam com a Três Irmãs. 
A cachoeira é chamada de Tres Hermanas porque possui três quedas separadas. Duas são visíveis do ar, e a água cai em uma bacia ampla, de onde a terceira queda emerge. As três quedas estão completamente cercadas pela floresta. 

4 - Olo'upena – Havaí – EUA – 900m
Olo'upena, está localizada nos EUA, mais precisamente na remota ilha havaiana de Molokai, conhecida e celebrada como a "mais havaiana das ilhas do Havaí" por sua história de relativo isolamento. 
Olo'upena está em camadas e poderia ser classificada como uma cachoeira fita, devido à sua aparência extremamente fina.Cercada por enormes montanhas dos dois lados.

5 – Cachoeira Yumbilla – Peru – 896m
Descoberta recentemente, a cachoeira Yumbilla, localiza-se na região amazônica do Peru. A altura da cachoeira é, na verdade, uma polêmica - o Instituto Nacional Geográfico do Peru diz que Yumbilla tem 896 metros, mas outras fontes dizem que ela é um pouco menor - 870 metros [fonte: World Waterfall Database].

6 – Vinnufossen – Noruega – 860m
É uma queda de água no rio Vinnu, localizada no município de Sunndal, na Noruega. O rio Vinnu recebe a água proveniente da geleira Vinnufonna, a qual cai de um penhasco em direção ao vale, desembocando no rio Driva. O rio tem um fluxo de água relativamente baixa, o qual varia consideravelmente com o derretimento das geleiras e com as chuvas.

7 – Baläifossen – Noruega – 850m
Localizado em Osafjorden, na província de Hordaland, na Noruega,cai de um penhasco nas águas do Osafjorden. As quedas parecem ser alimentado principalmente por vários pequenos lagos, mas é provável que snowfields sazonais contribuem com a maioria da água do córrego. As quedas são mais bem vistos de uma estrada no lado oposto do fiorde que leva à cabeça do fiorde na cidade de Osa. 

8 - Salto Pu'uka'oku – Havaí – 840m
Está localizada na Molokai (ilha do Havaí) e sua altura é de 840 metros. A queda cai de preciícios e, falésias próximas ao mar.

9. Bruce James Falls, Canadá – 840m
Localizada no Parque Marinho Princesa Louise, na Columbia Inglesa, Canadá e tem 840 metros de altura e 4,6 metros de largura.
É uma cachoeira composta com duas cachoeiras, sendo que uma seca em determinada época e a outra não.

10. Browne Falls – Nova Zelândia - 836m
Com altura de 836 metros e com largura de 12m, esta cachoeira está localizada em Fiordlands National Park, ilha no sul da Nova Zelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário