castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 3 de abril de 2014

TUBARÃO (SC): "A CIDADE AZUL"

Tubarão é um município brasileiro do sul do estado de Santa Catarina, situado próximo ao litoral, com altitude média de 9 metros.


Ficheiro:SantaCatarina Municip Tubarao.svg
  

Segundo censo realizado em 2010, possuia 101.284 habitantes, mostrando assim um aumento populacional de 9,96% em relação ao censo anterior. Sua área é de 300,27 km².


Ficheiro:Bandeira.tubarão.jpg


Tubarão destaca-se por ser o segundo centro comercial do sul do estado, principalmente na área de cerâmica.

  

Tem destaque também para o turismo, centrado em suas estâncias hidrominerais.


Ficheiro:Crepusculo tubarão.jpg


Tubarão tem uma boa infra-estrutura urbana e seu potencial turístico concentra-se nas águas termais, com confortáveis hotéis no meio rural, com destaque para Rio do Pouso e Termas da Guarda.


Ficheiro:Catedral tubarão.jpg
  

Pólo de integração da região, oferece passeios turísticos mensais nas locomotivas Maria-Fumaça pela Ferrovia Teresa Cristina, ligando as cidades de Imbituba, Laguna, Criciúma e Urussanga.

  

A ferrovia, situada entre a serra e o mar, às margens do rio Tubarão, tem como um dos seus atrativos as inúmeras pontes. O nome da cidade deve-se ao rio Tubarão que passa pela cidade.



Tubarão está a 66 km de Criciúma e 133 km de Florianópolis.

  

O principal acesso rodoviário é pela rodovia BR-101, para quem vem do sul ou do norte. Para quem vem do oeste, acesso pela BR-116 até Lages, seguindo pela BR-282 e SC-438.



Tubarão é a sede da região da Grande Tubarão ou área de expansão metropolitana, a qual engloba mais 15 municípios, somando cerca de 345.665 habitantes.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário