castelos medievais

castelos medievais

sábado, 8 de março de 2014

BILBAO (PAÍS BASCO - ESPANHA) - FOTOS

Bilbao é um município da comunidade autônoma do País Basco, Espanha, capital da província e território histórico da Biscaia. 


File:Escudo de Bilbao (ovalado).svg

Em 2012, a cidade tinha 351 629 habitantes e a conurbação onde se insere, a área metropolitana de Bilbau, que se estende ao longo da ria de Bilbao e do rio Nervión, tinha 910 298 habitantes. 


File:Bilbao - Diputacion Foral de Vizcaya 2.jpg

O principal núcleo urbano de Bilbao é rodeado por duas cadeias montanhosas onde a altitude média não ultrapassa os 400 m e que marcam os limites naturais do município. 


File:Guggenheim Museum, Bilbao, July 2010 (06).JPG

É um centro comercial de particular importância na região costeira cantábrica, devido à sua atividade portuária, baseada sobretudo na exportação de lã de Castela e do ferro extraído das minas a céu aberto biscainhas. 


File:Iglesia Catedral de Santiago.jpg

Em 2010 Bilbao recebeu o prémio Lee Kuan Yew World City Prize (Prémio Mundial das Cidades), concedido pelo estado de Singapura, que permeia a qualidade do urbanismo. 


O município situa-se no extremo setentrional da Península Ibérica, a cerca de 14 km do Golfo da Biscaia, estendendo-se por uma área que tem uma altitude média de 19 metros. 


Os rios Nervión e Ibaizábal se unem na sua passagem pelo município de Basauri formando um estuário que é chamado de ria de Bilbau ou ria do Nervión, ou ainda ria do Ibaizábal. 


O maior desenvolvimento turístico iniciou-se com a inauguração do Museu Guggenheim, que aumentou o fluxo de turistas que chegou a 623 229 visitantes em 2007. 


As principais vias de ligação rodoviária de Bilbau com o exterior são a Autovía/Autopista (A-8 e AP-8) e a Autopista Basco-Aragonesa (AP-68).197. 


O Aeroporto de Bilbau é o mais movimentado da costa atlântica espanhola, apelidado de "La Paloma" devido à sua forma de ave quando visto do ar, encontra-se a 12 km do centro, entre os municípios de Sondica e Lujua. 


Entre os serviços ferroviários da cidade, estão; O Metrô de Bilbao (metropolitano), EuskoTran (elétricos), EuskoTren (principalmente comboios suburbanos),FEVE (comboios suburbanos e regionais) e Renfe Cercanías Bilbao (comboios suburbanos e regionais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário