castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MECA (ARÁBIA SAUDITA): A CIDADE SAGRADA DOS MUÇULMANOS

Meca é uma cidade da Arábia Saudita, considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos. Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Hajj. 


Situada na histórica região do Hejaz, tem uma população de 1,7 milhões de habitantes (2008), e localiza-se a 73 km da cidade litorânea de Jidá, num vale estreito, 277 metros acima do nível do mar. 


Meca se tornou uma das cidades mais cosmopolitas e diversificadas do mundo islâmico. A entrada na cidade, no entanto, é proibida a pessoas que não sejam muçulmanas. 


A Meca central se encontra num corredor entre montanhas, conhecido como o "vazio de Meca". A área contém os vales de Al Taneem, Bakka e Abqar. 


Esta região montanhosa definiu a expansão atual da cidade; seu centro se encontra na região da Masjid al-Haram (a Mesquita Sagrada), que tem uma altitude mais baixa que a do resto da cidade. 


A área em torno da mesquita abrange a cidade antiga. Suas principais avenidas são Al-Mudda'ah e Sūq al-Layl, a norte da mesquita, e As-Sūg Assaghīr, ao sul. 


À medida que os sauditas expandiram a Grande Mesquita, no centro da cidade, centenas de casas foram demolidas para a construção de amplas avenidas e praças. 


A expansão da cidade tem continuado, e incluiu a construção das Torres Abraj Al Bait, com 577 metros de altura, situadas diretamente em frente à Grande Mesquita. 


A economia de Meca é fortemente dependente da peregrinação anual. A renda gerada pelo Hajj, na verdade, financia a economia de Meca. Os gastos de peregrinos com viagens, bem como os hotéis e alimentação são responsáveis pela movimentação da economia. 


Meca conta apenas com o pequeno Aeroporto do Leste da cidade, que não tem qualquer serviço d ecompanhias aéreas, e os peregrinos têm de acessar a cidade através do Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz ou do Porto Marítimo de Jidá, ambos localizados nesta cidade. 


O Metrô Al Mashaaer Al Mugaddassah, com 18 quilômetros de extensão, foi aberto em novembro de 2010. Um total de 5 novas linhas foram planejadas, para ajudar a transportar peregrinos até os sítios religiosos.

3 comentários: