castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

FUNCHAL (ILHA DA MADEIRA): UMA CIDADE PORTUGUESA, COM CERTEZA!!

O Funchal é uma cidade portuguesa na ilha da Madeira, capital da Região Autônoma da Madeira e a mais populosa fora do território continental Português. 

Ficheiro:Pt-fnc1.png



A cidade coincide com o seu concelho, e tem 76,15 km² de área e 111 892 habitantes (2011), subdividindo-se em 10 freguesias. 


Ficheiro:Location FNC.svg

A área metropolitana do Funchal, que inclui os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Santa Cruz e Machico, tem uma população superior a 225 mil habitantes. 


A cidade do Funchal encontra-se numa espécie de anfiteatro natural formado pela baía, pelas montanhas a norte e leste e por picos vulcânicos a oeste, o que faz com que a zona urbanizada da cidade se estenda desde o nível do mar até à cota dos 800 metros sendo que as montanhas a norte chegam a atingir os cerca de 1800 metros de altitude nos pontos mais altos da cordilheira central da ilha. 


O centro do município do Funchal é atravessado por três ribeiras de grande declive e regime torrencial: Ribeira de São João, Ribeira de Santa Luzia e Ribeira de João Gomes. 


Ficheiro:Town Hall Square Funchal.jpg


Cada freguesia é governada por uma Junta de Freguesia, órgão executivo que é eleito pelos membros da Assembleia de Freguesia, por sua vez eleita diretamente pelos cidadãos recenseados no seu território. 


Ficheiro:Funchal ( Portugal )05.jpg

Neste concelho predomina o setor terciário, muito ligado ao turismo, nas áreas de comércio, restauração e serviços de hotelaria, seguido pelo setor secundário, com as indústrias de construção civil, lacticínios, floricultura e artesanato. 

Na agricultura predomina o cultivo da Vinha seguido da bananeira e finalmente de flores ornamentais e frutos subtropicais. 


O porto do Funchal é um centro turístico e de importância relevante para os cruzeiros europeus que fazem escala para Marrocos, ilhas Canárias, Caraíbas e Brasil. 


O Aeroporto Internacional da Madeira, conhecido como Aeroporto do Funchal e como Aeroporto de Santa Catarina, é o principal aeroporto da Ilha Madeira, estando localizado no município de Santa Cruz. 

O porto tem grande movimento turístico proveniente de toda a Europa e, também, importante movimento de carga para o abastecimento de todo o arquipélago da Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário