castelos medievais

castelos medievais

sábado, 4 de janeiro de 2014

ASHGABAT: A CAPITAL DO TURCOMENISTÃO

Ashgabat, antigamente conhecida por Poltoratsk, é a capital política e maior cidade do Turcomenistão, país da Ásia Central que ficou independente da antiga União Soviética.

  

Estimativas de 2009 apontam que a cidade tinha cerca de 1 milhão de habitantes, formada principalmente pelo povo turcomano, com minorias étnicas de russos, armênios e azeris.


File:Ashgabat TV Tower Under construction5.jpg


A cidade está situada em um oásis, entre o deserto de Kara Kum e a Serra de Kopet Dag, a 250 km de Mashhad, a segunda maior cidade do Irã e a 30 km da fronteira.



Por causa de sua posição sobre as rotas de caravanas e na Estrada de Ferro Transcaspiano, atraiu uma população que contava com mais de 45.000 em 1911.

  

Um dos terremotos mais violentos já registrados na região praticamente destruiu a cidade em outubro de 1948, que foi reconstruída no mesmo plano regular.

  

A escassez crônica de água foi aliviada quando o canal Karakum Canal chegou à cidade em 1962. Em 1992 o governo do Turcomenistão recém-independente adotou oficialmente o nome da cidade, Ashgabat.

  

Ashgabat é principalmente um centro governamental e administrativo, mas concentra as principais indústrias têxteis e metalurgicas.

  

É um ponto importante da ferrovia Trans-Cáspio. Ashgabat é servida por uma rede de transporte urbano que inclui o sistema de trólebus Ashgabat.

  

A cidade tem importantes museus: Museu de Belas Artes turcomanos, Turcomanos Tapete Museu , Museu de história turcomanos e Ashgabat Museu Nacional de História.



A cidade tem grandes mesquitas, entre elas, Mesquita Azadi (que se assemelha a Mesquita Azul, de Istambul), a Mesquita de Omar Khezrety, e a futurista Mesquita Iraniana.


File:Ashgabat museum 1.jpg
  
O aeroporto International Ashgabat é um dos 2 aeroportos internacionais no Turcomenistão. Ele está localizado, 10 km a noroeste da capital Ashgabat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário