castelos medievais

castelos medievais

sábado, 10 de agosto de 2013

SÃO LUIS (MARANHÃO) - A JAMAICA BRASILEIRA

São Luís é a capital do estado brasileiro do Maranhão localizada na ilha de Upaon-Açu, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, ao norte do estado.
 

Ficheiro:Bandeira de São Luís.svg

A população de São Luís, em 2010, segundo o IBGE era de 1 014 837 habitantes. Sua área é de 831,7 km², e desse total 157,5656 km² estão em perímetro urbano.

Ficheiro:Maranhao Municip SaoLuis.svg

A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversos áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país.
 
Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e EUA que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui.
 
A cidade está ligada ao interior do estado por meio de uma linha férrea, e também aos estados vizinhos do Pará, Tocantins e Piauí o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui.
 
Ficheiro:Jansen lagoon.jpg



Ficheiro:Sao Luis 13.jpg

Por rodovia a ilha já é servida pela BR-135 que a liga ao continente, e por ar conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado com capacidade de atender mais de um milhão de passageiros por ano.
 
Além da ilha principal outras quatro ilhas pequenas pertencem a cidade de São Luís. Tauá-Mirim, Ilha do Medo, Tauá-Redondo e Duas irmãs.
 
A capital maranhense encontra-se a altitude de quatro metros acima do nível do mar. Existem baixadas alagadas, praias extensas e dunas que formam a planície litorânea.
 
As principais praias da capital maranhense são: Praia Ponta d’Areia, Praia de São Marcos, Praia do Calhau, Praia Olho d’Água e Praia do Meio.
 
O município conta com cinco terminais de integração (Praia Grande, São Cristovão, Cohab/Cohatrac, Cohama e Distrito industrial) que permite que o passageiro percorra toda a região metropolitana de ônibus pagando apenas uma passagem.
 
O Aeroporto Internacional de São Luís possui terminal com capacidade para atender um milhão de passageiros por ano e está localizado a apenas 14 quilômetros do centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário