castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MUNICÍPIO DE ALESUND (NORUEGA)

Alesund é uma clinda cidade da Noruega, com cerca de 42.982 habitantes (censo de 2010) situada entre ilhas e penínsulas e com estilo um belo estilo arquitetônico em suas construções. Situa-se no condado de More og Romsdal.




File:Ålesund komm.svg
 

Situada 236 km ao norte nordeste de Bergen, Alesund é adjacente aos fiordes Hjorund e Geiranger, sendo a última, Patrimônio Mundial da UNESCO.




File:NO 1504 Ålesund.svg
Localização do município (em vermelho) no Condado
 

Alesund foi totalmente destruída por um incêndio, no dia 23 de janeiro de 1904, sendo reconstruída através de um estilo arquitetônico moderno de construção.



File:AlesundKirke.JPG
 

Atualmente, Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, com várias indústrias de beneficiamento, com processo de forma totalmente manual.




File:Jugendstilsenteret-modf.jpg


O município de Alesund ocupa 7 das ilhas exteriores, no condado de More. O centro da cidade está localizado nas áreas das ilhas Aspoya e Norvoy, enquanto Heissa e Oksnoya contém áreas residenciais.


 

A segunda maior ilha, Elingsoya, era acessível apenas por barco ou por estrada via município de Skodje, mas um túnel submarino foi construído em 1989, ligado ao centro da cidade. O túnel possui 3.481 metros de comprimento, e foi atualizado em 2009.



File:Mount Askla Alesund.JPG



Em Alesund está o porto de pesca mais importante na Noruega, sendo que sua frota de pesca é um das mais modernas na Europa.


 

A linha ferroviária Raumabanen começa em Andalsnes, 120 km a leste de Alesund, vai para Dombas, depois para o sul seguindo para Lillehammer e Oslo.




Alesund tem um porto de escala para os navios de passageiros e mercadorias que viajam entre Bergen, Kingston upon Hull, Newcastle, Hamburgo, e Trondheim , incluindo navios de cruzeiro, que chegam em Alesund duas vezes por dia.


 

O aeroporto da cidade, Aeroporto Alesund Vigra, tem diversos vôos diários para para Oslo, Bergen, Trondheim, e Copenhague. E voos semanais para Riga e Londres.




Ultimamente, tem havido sugestões de uma ligação ferroviária de alta velocidade a Oslo, assim como metro estilo de serviços locais para atender às necessidades da crescente população da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário