castelos medievais

castelos medievais

domingo, 18 de agosto de 2013

BUDAPESTE (HUNGRIA): O CORAÇÃO DA EUROPA

Budapeste é a capital e a maior cidade da Hungria, e a sexta maior da União Europeia, com 1.712.710 habitantes e 3.271.110 na região metropolitana (censo 2009).



A cidade é cortada pelo Rio Danúbio, um dos maiores e mais famosos da Europa, além de ser um importante eixo comercial. Budapeste é o nó rodoviário do país, de onde partem diversas rodovias e auto-estradas de padrão europeu.



Budapeste foi fundada em 17 de novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda.



File:Flag of Budapest (2011-).svg

Cada distrito está associado a um bairro de Budapeste; seus nomes advêm das antigas vilas incorporadas à cidade. Os distritos em vermelho estão em Buda, os em azul estão em Peste e o em amarelo é uma ilha no Danúbio.



File:Budapest four seasons.jpg

Budapeste tem 10 pontes, sendo a mais conhecida a Széchenyi Lánchíd (Ponte das Correntes). Os edifícios mais característicos e importantes são o Castelo de Buda (Budai Vár), o Parlamento de Budapeste (Országház), a Praça dos Heróis e o Teatro Nacional de Budapeste. No centro a praça mais visitada é a praça Vorosmarty.



File:Budapest SPOT 1022.jpg

File:Budapest Metro map.svg

Budapeste possui quatro estações de trem: Keleti (a leste), Nyugati (a oeste) e Déli (ao sul) Kelenföldi (leste). Os serviços ferroviários são operados pela estatal MÁV.



File:Buda Castles-Matthias Church.jpg

O metrô de Budapeste é um dos mais antigos da Europa, construído no ano de 1896, composto atualmente por 3 linhas: M1 (ligando o centro de Peste ao Parque Municipal), M2 (a linha de baixo do Danúbio, ligando o lado Buda ao lado Peste) e M3 (Peste do Norte ao Sul). A linha M4 está em construção e há uma quinta linha está em planejamento.



É citada como uma das mais belas cidades da Europa, com extenso Patrimônio Mundial situado às margens do Danúbio, o Castelo de Buda Quarter, Avenida Andrassy, Praça dos Heróis e o Metropolitano de Millennium.



Considerado um centro financeiro na Europa Central, a cidade atrai cerca de 4,3 milhões de turistas por ano, atraídos por sua qualidade de vida.



O ponto mais alto das colinas e de Budapeste é a colina János, a 527 metros acima do nível do mar e o ponto mais baixo é a linha do Danúbio a 96 metros.



File:Budapest castle night 5.jpg

File:Szabadsaghideeste3.jpg

O aeroporto internacional Budapest Liszt Ferenc é o maior da Hungria e serve Budapeste, com três terminais de passageiros localizado a leste do centro, do lado de Peste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário