castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 26 de julho de 2013

GURIRI: UM PARAÍSO NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO LUTA PELA EMANCIPAÇÃO



A Ilha de Guriri (ou simplesmente Guriri como é conhecida) é um distrito da cidade de São Mateus, apesar de ser maior que muitas cidades do interior do Espírito Santo. O balneário fica no Norte do Estado, a apenas 13km do centro de São Mateus e 180km da capital Vitória. Guriri, assim como todo litoral capixaba, é muito frequentada por mineiros e turistas vindos das várias partes do país.



A luta pela emancipação do distrito pode transformar Guriri num dos maiores pólos turisticos do Norte Capixaba.O distrito está entre os 12 distritos do Espírito Santo que lutam por autonomia política.Durante o verão o Guriri recebe milhares de veranistas de várias cidades do Estado e de outros estados principalmente Minas Gerais, o que classifica a Ilha de Guriri como um dos lugares mais procurados do Espírito Santo.
O nome Guriri veio em decorrência de milhares palmeiras (Allagoptera arenaria) encontrada em toda a extensão a ilha. A palavra "guriri" significa coco pequeno.
No princípio, Guriri constituía-se em ilha apenas nas marés altas, quando o mar conseguia transpor o cordão rochoso existente na foz do Mariricu, onde hoje se situa a praia de Barra Nova. Com a abertura da nova barra, com a intenção de drenar as regiões pantanosas da Suruaca para criar-se gado, ficou criada a ilha de Guriri, a maior do estado do Espírito Santo, limitada pelos rios Mariricu e São Mateus e pelo Oceano Atlântico, com 102 quilômetros quadrados.
Os primeiros banhistas passaram a freqüentar a praia de Guriri na década de 1950. Não havia estrada e a viagem era feita em canoas, pelo rio São Mateus e rio Mariricu, ou por um caminho muito difícil entre as localidades de Pedra D'Água e Mariricu. O prefeito Othovarino Duarte Santos iniciou a construção da estrada no final do seu primeiro mandato, em 1951, puxando barro dos barrancos da Pedra D'Água, em carroças e sobre couro de boi, pois não existiam caminhões nem máquinas para executarem os serviços. A construção da estrada e da primeira ponte sobre o rio Mariricu foi concluída em 1962, no seu segundo mandato (1959/1963). Os moradores de São Mateus freqüentavam, até então, a praia de Conceição da Barra.
A primeira ponte, construída por Othovarino, era toda de madeira. Foi derrubada numa grande enchente, pois o Buzano (espécie de lesma que rói a madeira e nela se infiltra, muito comum nos rios de águas salobras) perfurou os pilares que, enfraquecidos, foram derrubados pelos balsedos (nome que os mateenses denominam o aguapé).
A segunda ponte foi construída, em 1966, pelo prefeito Otívio de Almeida Cunha (08/03/1965 a 31/01/1967). Essa ponte tinha os pilares de concreto armado, fixados em estacas de trilhos de ferro, cuja estrutura ainda existe no local.

A estrada para Guriri foi asfaltada pelo Governo Estadual, na década de 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário