castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 4 de julho de 2013

27 LOCALIDADES DO AMAZONAS PEDEM VISTAS DE EMANCIPAÇÃO



O deputado Tony Medeiros, presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Aleam, reafirmou nesta quarta-feira (03) o compromisso de apoiar as comunidades do interior do Amazonas que desejam se tornar município.
Tony disse que 27 comunidades estão cadastradas na Comissão de Assuntos Municipais para obter informações sobre o processo de municipalização. Segundo o deputado, a emancipação é a chance de muitas comunidades desenvolverem suas aptidões regionais, como turismo, agricultura, pecuária e mineração, entre outras.
Aprovada pela Câmara Federal no mês passado, a Lei Complementar 416 será, agora, analisada pelo Senado Federal. Caso seja aprovada, imediatamente a responsabilidade pela criação de municípios passa para os Estados, gerando assim, mais responsabilidade na análise do futuro crescimento das regiões.
“O sonho de muitas pessoas foi reacendido, uma vez que as comunidades mais desenvolvidas do Amazonas podem se tornar municípios e obter maior desenvolvimento”, disse Tony.
Na opinião do parlamentar, alguma comunidade no interior do Amazonas tem condições de se tornarem municípios, pois dispõem de infra-estrutura, população e meios para se desenvolver independentemente.
Tony citou o caso dos distritos de Santo Antonio do Matupi, em Manicoré (a 332 km de Manaus) e Novo Remanso, em Itacoatiara (a 176 km de Manaus). Ambos possuem economia ativa, que não depende dos repasses feitos pelas prefeituras. Os distritos também possuem número de habitantes superior a seis mil pessoas, que é um dos requisitos necessários à emancipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário