castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 3 de junho de 2013

"XIQUE XIQUE DO IGATU": A MACHU PICCHU BAIANA

Igatu é um distrito do município de Andaraí, no estado da Bahia, no Brasil. Possui um casario histórico de pedra, do século XIX, resquício da época do Ciclo do Diamante na região da Chapada Diamantina. Por esta sua característica, o distrito é conhecido pelo apelido de "Machu Picchu baiana , numa referência à histórica cidade peruana de pedra.
Ficheiro:Igatu01.JPG

"Igatu" é um termo de origem tupi, significando "rio bom", através da junção dos termos 'y (água, rio) e katu (bom).
Ficheiro:Igatu02.JPG

A "Vila de Igatu", antes denominada "Xique-Xique de Igatu", na primeira fase do garimpo de diamantes, durante o século XIX, foi um próspero povoado no alto da serra, perto da cidade de Andaraí. Com o declínio da produção de diamantes, a cidade praticamente foi abandonada, restando casas fechadas, ruínas e poucos moradores. Igatu tem, hoje, pouco mais de trezentos habitantes: outrora, eram cerca de 9 000.
A maioria dos garimpeiros construía suas casas utilizando as pedras abundantes no local, numa espécie de construção sem argamassa. Depois de abandonadas, as casas viraram ruínas que lembram as construções de civilizações remotas. Durante o mês de outubro de 2008, a pequena vila foi cenário do filme brasileiro Besouro.
Ficheiro:Igatu03.JPG

A pequena cidade, atualmente atração do turismo ecológico da Chapada Diamantina, possui 373 habitantes, contados um a um por Amarildo dos Santos, também morador, que, todo ano, registra o número de pessoas que nascem, morrem, se casam, chegam ou vão embora de Igatu, reunindo essas informações em livros manuscritos por ele mesmo e vendidos em sua casa, que é também um ponto de venda de balas e doces . O garimpo do brejo é uma antiga mina reestruturada para a visitação turística. Outro atrativo é a galeria de arte de Igatu.

Quem chega a Igatu, pode ter uma aula de astronomia com o morador local Fernandão, guia e astrônomo, autor do livro Orientando-se pelas Estrelas. Um ponto de interesse turístico é o ateliê do artista plástico Dmitri de Igatu, que pinta as belezas naturais da Chapada Diamantina. Outra pessoa que também merece ser conhecida é o Seu Guina, proprietário do Bar Igatu. Seu Guina conhece ou conheceu muitas das pessoas que fizeram a história recente de Igatu.


Outro ponto turístico interessante é a subida para a Rampa do Caim, caminhada fácil de aproximadamente dez quilômetros, culminando no mirante onde se pode ter uma impressionante vista para os vales do Pati e do Paraguaçu. Nos últimos anos, Igatu também tem sido muito procurada por escaladores para a prática da escalada esportiva e do boulder. Possui vários setores, como o Labirinto, que conta com aproximadamente 50 vias de várias graduações de dificuldade, o Verruga, com aproximadamente 25 vias, Califórnia, Cruzeiro e Rosinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário