castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 24 de junho de 2013

VOCÊ SABIA QUE FERNANDO DE NORONHA NÃO É UM MUNICÍPIO E SIM UM DISTRITO ESTADUAL?

Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 17,02 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem  e fica a 545 km de Recife.
Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Ficheiro:Fernando de Noronha Conceicao Beach.jpg

Ficheiro:Map of Fernando de Noronha-pt.svg

Quando Território Federal, até 1988, a área total era de 26 km², pois incluia em sua área o atol das Rocas e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, partes que hoje não fazem parte do distrito estadual. A população estimada para 2012 é de 3.245 habitantes.

Vila dos Remédios é uma vila brasileira do estado de Pernambuco, é o único núcleo de povoamento do Arquipélago de Fernando de Noronha. Localiza-se na ilha principal e fica a 545 km de distância da cidade do Recife. Era a capital do antigo Território Federal de Fernando de Noronha
Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE a cidade tem 3.245 habitantes. O arquipélago não é considerado um município pernambucano e sim um distrito estadual administrado por um administrador-geral designado pelo governo do estado.
Possui um Índice de Desenvolvimento Humano - IDH de 0,862 (dados do PNUD de 2000), o que é considerado elevado, e uma renda per capita de R$ 10.001,00, segundo dados de 2005 do IBGE.
É em Vila dos Remédios que ficam todos os serviços de Fernando de Noronha, desde postos de saúde, escolas e delegacias até a sede da TV Golfinho, a única emissora de TV de Noronha.

Em Vila dos Remédios está localizada a BR-363, a única BR que não está ligada a nenhuma outra rodovia nacional ou estadual.


O próprio IBGE reconhece em suas páginas, Fernando de Noronha como 0 185º município do estado de Pernambuco. Mas assim como Brasília, Fernando de Noronha não elege Prefeito e nem Vereadores.
Então na divisão oficial do Brasil o país tem 5.568 municípios, um Distrito Federal e um Distrito Estadual.

4 comentários:

  1. E muito interessante essas informações geográficas sobre Fernando de Noronha.Como Distrito Estadual de Pernambuco,a maioria dos livros que são publicados não mencionam que,além de um distrito federal existe um estadual.

    ResponderExcluir
  2. E é o único lugar no Brasil onde o Estado-membro recolhe impostos municipais (IPTU, iss), há que não é um município. Igualmente no DF, que não é um estado-membro, vai para a União cobra impostos estaduais e municipais. Interessante né?

    ResponderExcluir