castelos medievais

castelos medievais

domingo, 7 de abril de 2013

LARANJAL DO JARI (AMAPÁ): UMA HIDRELÉTRICA MUDARÁ O PERFIL DO MUNICÍPIO


Laranjal do Jari é um município no sul do Estado do Amapá. A população pelo censo 2010 era de 39.805 habitantes e a área é de 30.966,177 km².

Ficheiro:Amapa Municip LaranjaldoJari.svg



A região que hoje corresponde ao Vale do Jari foi habitada, primeiramente por indígenas oiampis e aparaís e, mais tarde por nordestinos que vieram trabalhar na extração da borracha. Dentre essa leva de nordestinos destacou-se um cearense chamado coronel José Júlio de Andrade que teve poder de vida e morte na região; pois, aos 35 anos de idade se consolidou como o maior latifundiário do mundo, adquirindo cerca de 3,5 milhões de hectares de terras por meios lícitos e, principalmente ilícitos através de expropriação e da sua condição de deputado estadual e senador pelo estado do Pará, sendo combatido pela revolta tenentista que o obrigou a vender sua empresa Jari para um grupo de empresários portugueses, em 1948 sendo vendida mais tarde para o milionário norte americano Daniel Ludwig.

Suas origens remontam à época de colonização do rio Jari, recebendo ainda influências mais recentes da implantação do Projeto Jari Florestal, em 1967 idealizado por Ludwig, que pretendia substituir a floresta nativa por uma plantação homogênea de uma planta denominada gmelina arborea para a fabricação de celulose, matéria-prima do papel, também pretendia torna-se o maior produtor mundial de carne bovina, suína e arroz. Infelizmente o município de Laranjal do Jari representou e representa um imenso contraste entre a planejada e estruturada cidade de Monte Dourado, construída seguindo o modelo de classe média norte americano de habitação e Laranjal do Jari, constituída à margem esquerda do Rio Jari (Rio da Castanha) sobre palafitas.

O município foi criado em 17 de dezembro de 1987. Sua população tem crescido muito nos últimos anos e recentemente, o município passou a integrar cerca de 90% de sua extensão territorial dentro da área de proteção ambiental (APA), onde se encontra o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.







Dentro da área do município de Laranjal do Jari, na divisa com o Estado do Pará está sendo construída a Hidrelétrica  de Santo Antônio do Jari, que gerará energia para aproximadamente 3.000.000 de pessoas. A Hidrelétrica está sendo construída junto à cachoeira Santo Antônio, na vila do mesmo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário