castelos medievais

castelos medievais

domingo, 17 de março de 2013

A ESTRANHA ILHA DE AOGASHIMA (JAPÃO)

Aogashima é uma incrível ilha vulcânica japonesa, localizada no mar das Filipinas, a cerca de 358 km ao sul de Tóquio e 64 km ao sul de Hachijō-jima . É a ilha mais ao sul e mais isolada habitada do arquipélago Izu.Pertence à sub-prefeitura de Hachijo.



File:Flag of Aogashima, Tokyo.svg
bandeira de Aogashima
 

Em 2009, a população da ilha era de apenas de 205 pessoas. Aogashima está também dentro dos limites da Fuji-Hakone-Izu National Park.


File:Map of Izu Islands.png
 

A ilha Aogashima tem 3,5 km de comprimento, com uma largura máxima de 2,5 km, formadas pelos restos de sobreposição de pelo menos quatro calderas vulcânicas submarinas.

 

A ilha é cercada por íngremes escarpas de camadas vulcânicas. A costa sul se eleva a um cume afiado formando uma borda de uma caldeira nomeada Ikenosawa com um diâmetro de 1,5 km.

 

A caldeira domina a ilha, com um ponto mais alto em seu cume sul, com uma altura de 423 metros. A caldeira é ocupada por um cone secundário denominado Maruyama.



Ainda considerado um vulcão Classe-C ativo pela Agência Meteorológica do Japão, a última erupção do Aogashima foi durante um período de quatro anos de 1781-1785. Durante uma grande erupção em 1785, cerca de 130-140 da população de 327 habitantes da ilha morreram.



Esta fantástica ilha é acessível somente por barco ou helicóptero e o mar local é frequentemente por tempestades tropicais que a torna ainda mais isolada.



A melhor maneira de se chegar a esta ilha é voar para uma das ilhas maiores do arquipélago, como Hachijō-jima que tem uma pista de pouso e organizar um voo de helicóptero até ela.

Um comentário:

  1. Acho massa é que os habitantes não estão nem aí para uma provável catástrofe, já que faz muito tempo que este vulcão não tem erupções e, normalmente, não avisam quando vão ter uma próxima. Mas, o lugar é show de bola.

    ResponderExcluir