castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

VERANÓPOLIS (RS) - A TERRA DA LONGEVIDADE


Veranópolis é um município da Microrregião de Caxias do Sul, na mesorregião do Nordeste Rio-Grandense, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

 É considerada a capital brasileira da longevidade e a a terceira cidade com maior longevidade média da população no mundo.Também é conhecida como a "Princesa dos Vales". Ganhou fama em 2012, após a conquista da Copa do Mundo de Clubes da FIFA pelo Sport Club Corinthians Paulista, pois é a cidade natal do goleiro do Corinthians, Cássio Ramos. Além disso, o técnico Tite, atual treinador do Corinthians, obteve sua primeira conquista como técnico dirigindo o time da cidade, o Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural, em 1993, quando ganhou a segunda divisão estadual.

Área 289,432 km² 
População 22 815 hab. Censo IBGE/2010
Densidade 78,83 hab./km²
Altitude 705 m
Clima subtropical

.Ficheiro:RioGrandedoSul Municip Veranopolis.svg

Ficheiro:Ponte Ernesto Dornelles.jpg


Até o século XIX, a região da Serra Gaúcha era território tradicional dos índios caingangues. Nesse século, os caingangues que habitavam as áreas montanhosas da Região Sul do Brasil foram desalojados violentamente por ação de matadores de indígenas, os chamados "bugreiros". Estes haviam sido contratados para abrir espaço para a instalação, por parte do governo imperial brasileiro, de imigrantes europeus na região, visando a um "embranquecimento" da população brasileira, até então majoritariamente negra e mestiça.
Ficheiro:Grutalurdes.jpg
O nome da cidade vem da junção de "veraneio" com o termo grego pólis, que significa "cidade". Portanto, "Veranópolis" significa "cidade de veraneio".

A maioria dos habitantes é descendente de imigrantes italianos, seguidos de poloneses e de outras etnias. Os primeiros imigrantes italianos chegaram em Veranópolis a partir de 1884. Até 31 de dezembro de 1943, a cidade tinha o nome de Alfredo Chaves, homenagem a Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves.


Ficheiro:Cascatamonges.jpg



Turismo

  • Parque Cascata dos Monges, onde estão mirantes para a Cascata e para o vale;
  • Igreja Matriz e Gruta de Nossa Senhora de Lourdes;
  • a Gruta Selvagem, que abrigou tribos caingangues e o Paco Sanches;
  • o Espigão do Belvedere, com vista para o Rio das Antas;
  • a Ponte Ernesto Dornelles;
  • a Vila Bernardi, onde viveu o poeta e escritor veranense Mansueto Bernardi;
  • Usina Velha;
  • a Casa da Cultura, onde estão o Museu Histórico Interativo e a Biblioteca Pública;
  • Mirante da Serra , torre com o 1º restaurante giratório panorâmico de todo o Brasil, adega de vinhos, pizzaria e cafeteria - de onde se tem uma vista privilegiada de toda a região;
  • Floresta Encantada: conta com pedalinho, tirolesa, cancha de futsal e um belo bosque de mata nativa, e muitos animais silvestres;
  • a casa onde nasceu o ator José Lewgoy, que abriga um pequeno museu que conta sua história através de imagens e objetos pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário