castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

UM IBGE ÀS AVESSAS EM DOIS ESTADOS BRASILEIROS: RORAIMA E AMAZONAS

O IBGE foi considerado um dos mais eficientes e dignos Institutos mundiais quanto à precisão na contagem dos habitantes da nossa Nação, com uma margem de erro de menos de 1% na sua contagem. Até ai tudo bem, mas se falando em Amazônia Brasileira o IBGE foi considerado um dos piores institutos na contagem da população. Abaixo as curiosidades que chegaram a tornar duvidosa a contagem da população, principalmente na região Norte:

1º - Na Planilha lançada pelo IBGE sobre LOCALIDADES//CENSO 2010 o estado do Amazonas ficou totalmente desconfigurado devido às divisões de Setores Censitários e Localidades. EX:
a) Você sabia que o então povoado de Carvoeiro, quase tão antigo quanto o município de Barcelos, com uma população urbana em torno dos 300 habitantes, não é considerado povoado, vila, Vilarejo, Núcleo e sim como um Setor Censitário dentro do povoado de Moura.

b) A Constituição do Estado do Amazonas Criou (que não foram instalados) dois municípios que não se sabe em qual setor está, caso você não procure no CNEFE, nunca saberá onde elas se localizam no mapa: AUATI-PARANÁ e MESSEJANA DO NORTE.

c) Nos maiores municípios em área do estado do Amazonas muitos setores de população indígena não foram contados e isso os próprios indios reconheceram, principalmente nos Municípios de maioria indígena Yanomami ( O mesmo acontecendo no estado de Roraima).

d) Que muitos Povoados amazonenses foram Repartidos ao meio entre dois municípios e estão separados apenas por uma rua e na verdade não sabem a Que município pertencem legalmente?

2º - Quando se Trata de Procurar por setores censitários, principalmente nos estados do Amazonas, Roraima e Acre, as linhas divisórias se confundem, para entender é só procurar por setores Censitários de Barcelos (AM) e Caracaraí (RR), é tanto cruzamento de linhas que você nem saberá em  que setor  está.
 3º) Em Caracaraí (RR) existe um setor censitário que pode se tornar um futuro município Brasileiro e as localidades desse setor aparecem em mapas mundiais, mas que para o IBGE simplesmente não estão nem no cadastro de localidades, cita-se nesse setor: CAICUBI, CACHOEIRINHA, DONA COTA, SANTA MARIA DO XERIUINI,  NOVO REMANSO e outras.

Erros de desatualização de Setores Censitários que relegam localidades que estão com área urbana desenvolvida e ficaram com o tempo desatualizados, muitas vezes prejudicando essas localidades para uma futura emancipação, já que pela futura lei de emancipação se a localidade pertencer a dois municípios toda população envolvida terá que votar. CAVIANA no Amazonas terá que contar com a sorte, para não citar tantas outras do nosso país.
  E por último apenas frisar que muitos Yanomamis Brasileiros foram computados no Censo da Venezuela morando em Território Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário