castelos medievais

castelos medievais

domingo, 3 de fevereiro de 2013

SALVADOR (BAHIA) - A CAPITAL MUNDIAL DA ALEGRIA

Salvador é a capital do estado da Bahia, foi a primeira capital do Brasil e seus habitantes são chamados de soteropolitanos.



Ficheiro:Bandeira de Salvador.svg

Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina.


Ficheiro:Bahia Municip Salvador.svg

Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.574.804 habitantes (IBGE/2010), o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.


A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² e a cidade é o centro econômico do estado, porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico.


A cidade de Salvador já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.


A Região Metropolitana de Salvador, popularmente conhecida como "Grande Salvador", é constituída por 13 municípios: Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.


Salvador possui famosas praias, como as de Itapuã, dos Artistas e do Porto da Barra. As praias da cidade atraem tanto habitantes locais como turistas, principalmente devido à temperatura agradável da água.


A capital baiana é dividida em duas partes: a Cidade Alta, a maior delas (e mais recente), e a Cidade Baixa, cortada por faixas litorâneas. Existem elevadores que fazem o transporte entre as duas.


O Elevador Lacerda, os Planos Inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade-Calçada fazem o transporte da Cidade Alta para a Baixa.


Salvador conta com um aeroporto internacional situado a 28 km do centro, o Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães. É o maior de todo Norte, Nordeste e Sul brasileiro e o quinto mais movimentado do país.


O Metrô de Salvador está em fase de construção. Já tem 12 anos desde o seu primeiro projeto e ainda não foi inaugurado. Possuirá, quando concluído, 28 estações e 48,1 km de extensão e transportará cerca de 400 mil usuários por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário