castelos medievais

castelos medievais

sábado, 16 de fevereiro de 2013

PORTO ALEGRE (RS) "A CAPITAL DOS GAÚCHOS"

Porto Alegre é a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul e possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba.



Ficheiro:Bandeira de Porto Alegre (RS).svg

A cidade de Porto Alegre, isoladamente, contava em 2011 com 1 413 094 habitantes, segundo censo do IBGE.


Ficheiro:Montagem de porto alegre 2.jpg

A Região Metropolitana de Porto Alegre, também conhecida como Grande Porto Alegre, reúne 32 municípios, segundo censo do IBGE de 2010, possui 3 979 561 habitantes, sendo a quarta mais populosa do Brasil.



Ficheiro:RioGrandedoSul Municip PortoAlegre.svg
A cidade se destaca por ser considerada várias vezes, uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes.


Ficheiro:Gasometro e barcos de passeio.jpg

Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas do país, é um polo regional de atração de migrantes em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo.


Ficheiro:Margsfachada.jpg

Também tem uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade em praticamente todas as áreas das artes, esportes e das ciências, além de possuir ricas tradições folclóricas.


O fluxo aéreo é servido pelo Aeroporto Salgado Filho, com 37,6 mil m² de área construída, podendo receber simultaneamente até 28 aeronaves de grande porte, do tipo Boeing 747. Cerca de 13 mil passageiros usam diariamente o aeroporto.


O controle de movimentação de aeronaves é totalmente automatizado e informatizado. O movimento médio diário é de 174 aeronaves, ligando Porto Alegre direta ou indiretamente a todas as capitais do País, além de manter linhas com voos diretos aos países do Cone Sul.


Existe uma linha de metrô de superfície, o Trensurb, que interliga Porto Alegre com as cidades do eixo norte da Região Metropolitana, chegando até Novo Hamburgo.


O Porto de Porto Alegre, administrado por uma autarquia do Governo do Estado, é o maior porto fluvial do país em extensão, com oito quilômetros de cais acostável.


O futebol é popular entre os portoalegrenses, que se orgulham de contar com dois times campeões mundiais, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Sport Club Internacional. Os dois protagonizam uma das mais clássicas rivalidades do futebol nacional, o Clássico Gre-Nal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário