castelos medievais

castelos medievais

domingo, 17 de fevereiro de 2013

MOSTARDAS (RS) - "A TERRA DO ARTESANATO"


Mostardas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Ficheiro:RioGrandedoSul Municip Mostardas.svg


Um dos maiores atrativos da região é o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Dentro da área do parque, na costa, a aproximadamente 20 quilômetros do Balneário de Mostardas, está situado o Farol de Mostardas.


Vista de mostardas
Já na margem da Lagoa dos Patos podem ser visitados os históricos Farol Capão da Marca e o Farol Cristóvão Pereira, ambos construídos no século XIX.
Ficheiro:Farol Cristóvão Pereira.jpg
Farol Cristóvão Pereira
Casario Açoriano



Ficheiro:Farol Capão da Marca.JPG
Farlo Capão da Marca


A colonização de Mostardas foi feita por imigrantes açorianos.
Foi criado em 1738 o Posto de vigilância chamado "Guarda das Mustardas".O nome Mustardas permaneceu até inicio do século XX, quando passou a ser conhecido como Mostardas.. No dia 18 de janeiro de 1773, foi criada a freguesia de Mostardas. Sua área tornou-se politicamente independente do município de São José do Norte em 26 de dezembro de 1963.
Ficheiro:Mostardas.jpg
Igreja Matriz

Quanto ao nome Mostardas, não há uma explicação documentada e oficial; porém, sugere-se que o município recebeu-o por causa da grande quantidade do vegetal comestível encontrado na região (ver mostarda). É dito também que sobreviventes de um navio francês chamado Mostardas teriam se abrigado na área. Ademais, havia um comerciante de sobrenome Mostardas que se juntou à Guarda. O navio se chamava Mostardeiro e não Mostardas; Também não existe sobrenome Mostardas, e sim Mostardeiro. Em 1738 foi criada a GUARDAS DAS MUSTARDAS, mais tarde com a criação da Freguesia é que passou a se chamar Mostardas. o nome de Mustardas foi dado não pela quantidade de vegetal, que não tinha e não tem em abundância nos campos, e sim porque MUSTARDAS eram trincheiras cavadas e cobertas com uma esteira de taquara e junco, onde camuflavam plantando mostardas,pois este vegetal não murcha, para abrigar os soldados nas guerras em Portugal. Como nossa fronteira era muito disputada com os espanhóis, e sempre que fugiam da Colônia do Sacramento acabavam por se esconder no território onde hoje é Mostardas e até Viamão, quando foi criada a Guarda dos Dragões foi chamada de Mustardas, por ser uma trincheira segura para as fugas. Marisa Oliveira Guedes - historiadora de Mostardas.

Localiza-se a uma latitude 31º 06' 25" ao sul e a uma longitude 50º 55' 16" a oeste, estando a uma altitude de 17 metros, no litoral sul do mencionado do RS, no istmo formado pela Lagoa dos Patos e pelo oceano Atlântico.

População: 15.120 hab. (Censo 2010)
área: 1.983,18 km²
Ficheiro:Praça central de Mostardas 05.JPG




Nenhum comentário:

Postar um comentário