castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BOUVET - A MAIS REMOTA DAS ILHAS DO MUNDO


Ficheiro:Bouvet Island on the globe (Antarctica centered).svg


A Ilha Bouvet (norueguês: Bouvetøya) é uma possessão norueguesa na extremidade sul do Oceano Atlântico. A Ilha Bouvet é a mais isolada ilha desabitada do mundo, estando localizada a mais de 1.600 km da Terra da Rainha Maud, na Antártida, que é o pedaço de terra mais próximo. Além da Antártida, as outras distâncias a partir de Bouvet são ainda maiores, chegando a 1.835 km até a Ilha Gough, no território britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha; a 1.852 km até a Ilha Montagu, no também território britânico das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul; a 2.498 km até o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul; e a 2.504 km até a Ilha Marion, no arquipélago sul-africano das Ilhas do Príncipe Eduardo.
File:Bouvet island 0.jpg

File:Bouvet Map.png
O seu nome tem origem em Jean-Baptiste Charles Bouvet de Lozier, que descobriu esta ilha em 1739. Tem uma área de 49 km², e uma altitude máxima de 780 m no pico Olavtoppen. É uma ilha desabitada, à parte visitas ocasionais de expedições científicas.
Bouvet de Lozier partiu em busca de um continente ou de terras próximas ao pólo sul e era formada de dois navios, o Marie e o Aigle. Inicialmente confundida com o próprio continente antártico foi chamada de cabo Circumcision.
A confirmação do descobrimeto e a constatação definitiva que se tratava de uma ilha aconteceu quando os baleeiros Swan e Otter em 1808 contornaram a ilha. O primeiro desembarque foi feito somente em 1922, sendo que em 1929, uma expedição norueguesa tomou posse da ilha batizando-a de Bouvetøya.

File:Bouvet aerial photo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário