castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MUNICÍPIO DE ASSIS BRASIL - ACRE

Ficheiro:Punto Tripartito (Bolivia-Perú-Brasil).svg
Assis Brasil- Mapa da Tríplice Fronteira

Ficheiro:Bandeira Assis Brasil.jpg

Ficheiro:Acre Municip AssisBrasil.svg

Assis Brasil é um município brasileiro do estado do Acre. Sua população estimada era de 6 075 habitantes em 2010 e sua área é de 2 875,915 km² (1,9 hab./km²). A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, formando uma conurbação com a cidade peruana de Iñapari e com a cidade boliviana de Bolpebra. A cidade é servida pela rodovia BR-317 (Rodovia Transoceânica), que é a única rodovia que liga o Brasil ao Peru.
Ficheiro:PontedaIntegraçãoBRA-PER.jpg


O município ganhou este nome em homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, embaixador que teve papel de destaque, junto com o Barão do Rio Branco e Plácido de Castro, na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, tratado que garantiu a posse das terras do território do Acre e o direito da exploração da borracha nesta região.


Os primeiros moradores do município foram os três irmãos Freire, que vieram do estado do Maranhão em 1908. Belarmino Freire, Policarpo Freire e Durval Freire se estabeleceram às margens do rio Acre, próximo ao Marco Rondon.
E em 1 de março de 1963, obteve autonomia municipal pela Lei Estadual nº 588, de 14 de maio de 1976, desmembrado do município de Brasiléia.
Vicente Bessa foi o primeiro prefeito da Vila Assis Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário