castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MÔNACO: O SEGUNDO MENOR PAÍS DO MUNDO



O Principado de Mônaco é uma cidade-estado soberana, portanto, um micropaís, situado no sul da França.

Ficheiro:Flag of Monaco.svg

Ficheiro:Monaco wards color.png
 


Fazendo costa com o mar Mediterrâneo e fronteira com a França, fica a menos de 20 quilómetros a leste da cidade de Nice, França.


Possui uma área de 2 quilómetros quadrados, sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano, com 0,4 km² de área, e é também o país com a densidade populacional mais alta do mundo.


Tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que o monarca é Sua Alteza Sereníssima o príncipe-soberano Alberto II do Mónaco.


O país tem sua economia baseada no turismo, e é conhecido por seu circuito de fórmula 1, o Grande Prémio do Mónaco, o casino de Monte-Carlo e por ser a sede do World Music Awards.


O maior atrativo do Mónaco é a fama de "paraíso fiscal" do principado, lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda. Por estes fatos seu custo de vida também é um dos mais caros do planeta.


O principado encontra-se protegido pelos contrafortes do departamento francês dos Alpes Marítimos (Tête de Chien, 573 m; monte Agel, 1.100 m).


Além das finanças, a economia monegasca é movimentada em grande parte pelo setor imobiliário: as duzentas empresas de construção civil são a força motriz da economia.


O turismo é uma das mais importantes fontes de renda do país. O setor hoteleiro é dinâmico: 2.500 quartos que recebem, ao ano, 225 mil visitantes.


Mónaco possui o importante Museu Oceanográfico de Mônaco, que já foi dirigido por Jacques Cousteau. O principado também é sede de um Grande Prémio de Fórmula 1, o Grande Prémio do Mónaco.


A Estação Monaco-Monte Carlo é servida pela SNCF, o sistema ferroviário nacional francês. O Monte Carlo Heliport Internacional oferece serviço de helicóptero para o aeroporto mais próximo, Côte d'Azur Airport, em Nice, França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário