castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

JOINVILLE (SANTA CATARINA): A CIDADE DAS FLORES

Ficheiro:BandeiraJoinville.svg
Joinville é um município brasileiro, maior cidade do estado de Santa Catarina, localizado na região nordeste do estado, com população de 526.905 habitantes em 2012.



Ficheiro:SantaCatarina Municip Joinville.svg

Sua região metropolitana, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si a Região Metropolitana do Norte/Nordeste Catarinense, conta com cerca de 1.094.570 habitantes.


A cidade possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) entre os municípios brasileiros, ocupando a décima terceira posição nacional.


Joinville ostenta os títulos de Manchester Catarinense, Cidade das Flores, Cidade dos Príncipes, Cidade das Bicicletas e Cidade da Dança. É ainda, mundialmente conhecida por sediar o Festival de Dança de Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Joinville Esporte Clube.


O rio Cachoeira passa pelo centro da cidade e desemboca na baía da Babitonga. A cidade é em geral plana e o município ainda conta com extensas áreas de manguezais.


Ficheiro:Fachwerkhaus joinville.jpg

A altitude do centro de Joinville é de apenas 4 cm, o que em dias de maré muito alta causa alagamentos. Há montanhas elevadas em torno da cidade. A área em torno do rio Cachoeira é quase toda urbanizada, mantendo alguns manguezais preservados.


Ficheiro:JoinvilleForum.jpg

O ponto culminante é o Pico Serra Queimada, com 1.325 m, na Serra Queimada. A vegetação em torno da cidade e nos morros em sua área urbana é constituída por remanescentes da mata Atlântica.


A cidade sofre constantemente com enchentes. As maiores foram as de 1972, 1995, 2008 e 2010. O centro também sofre alagamentos corriqueiros, como por exemplo quando ocorre chuva de verão muito violenta.


Joinville é cortada por várias rodovias e linha férreas que também contribuíram para tornar a cidade o 3º maior polo industrial da Região Sul do Brasil.


Os destaques da indústria do município, são; metal-mecânico, químico, plásticos, têxtil e de desenvolvimento de software, tornando-a um grande polo dessa tecnologia.


O Aeroporto de Joinville - Lauro Carneiro de Loyola, está localizado a 13 km do centro da cidade. Foi renovado em 2004, em meio às comemorações de 153 anos de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário