castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PORTO (PORTUGAL) - VALE A PENA CONHECER

Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica, com uma população de 237.584 habitantes (2011).



A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano, conta com cerca de 1.286.276 habitantes, o que a torna a maior do noroeste peninsular e a segunda maior de Portugal, após a Grande Lisboa.


É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e pelo seu clube de futebol, o Futebol Clube do Porto.


As relações económicas do Porto com o vale do Douro estão bem documentadas desde a Idade Média. Nozes, frutos secos e azeite sustentaram um próspero comércio entre o Porto e a região.


No Porto cruzam-se várias estradas e linhas de caminho-de-ferro que também contribuíram para tornar a cidade o principal centro comercial de toda a região nortenha.


Como pontos turísticos, destacam-se a Torre dos Clérigos, da autoria de Nasoni, e a Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea. O Centro Histórico é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO.


O transporte público na cidade do Porto remota ao ano de 1872, hoje a STCP tem a seu cargo a exploração dos autocarros e as linhas de elétrico que resistiram da época de ouro destes transportes, estando hoje troços em reabilitação na baixa portuense.


A exploração da rede de metropolitano é efectuada pela empresa do Metro do Porto que ao todo possuiu 68 estações distribuídas por 60,0 km de linhas comerciais em via dupla, com 8 km da rede subrerrânea, dispostas pela metrópole do Porto.


O Funicular dos Guindais, operado pela Metro do Porto, é um caminho de ferro numa escarpa que liga, de forma rápida, a zona da Batalha à Avenida Gustavo Eiffel, na Ribeira. A cidade dispõe ainda de uma rede ferroviária suburbana explorada pela CP: linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Penafiel ou Caíde.


O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro (OPO), é o segundo aeroporto português em tráfego aéreo, considerado por diversas entidades internacionais como o melhor da Europa na sua categoria.


Outros pontos de destaque são o aumento do Porto de Leixões, situado no concelho vizinho de Matosinhos, que duplicará a possibilidade de carga, e trará vários cruzeiros de luxo ao Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário