castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

OBRAS FARAÔNICAS II: ESTRADA DOS 52 TÚNEIS


Estrada das 52 galerias – Itália

O Monte Pasubio, na região do Veneto, Itália, é uma das montanhas mais conhecidas pelos eventos da primeira Guerra Mundial. As pequenas trilhas e estradas ao lado de grandes penhascos, são consideradas umas das mais perigosas do mundo.


O maciço montanhoso é cortado por trilhas e estradas estratégicas construídas por volta de 1917, na época da primeira guerra, com 52 túneis, por isso chamada Strada delle 52 Gallerie.


O Monte Pasubio era um reduto crucial para os italianos que deveriam assegurar a montanha, mas as suas linhas de abastecimento para a montanha estavam sendo bombardeadas e sujeitas a avalanches.


Em 13 de dezembro de 1916, 10.000 soldados foram mortos por avalanches nas Dolomitas e ficou conhecida como sexta-feira branca. A resposta para os problemas do Exército italiano foi a Strada delle 52 Gallerie.


A Strada delle 52 Gallerie foi construída pelas tropas italianas e uma equipe de mineiros. O caminho foi concluído em apenas poucos meses, de fevereiro a novembro de 1917.


O que torna a estrada incomum são os 52 túneis num percurso de 6.300 metros e o tempo recorde de construção, devido às difíceis condições do local.


A caminhada inicia em um parque no Campiglia Bocchetta e termina em um refúgio do Clube Alpino Italiano chamado Um Papa, uma trilha memorável onde se pode ver os vestígios dos confrontos.


A estrada está localizada cerca de 30 quilômetros a leste de Lago de Garda , na fronteira das províncias de Vicenza e Trento. Ele começa a 1216 metros de altitude e termina com 1928 metros. O túnel mais longo tem 318 metros de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário