castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MANAUS (AMAZONAS) - A METRÓPOLE DA FLORESTA

Ficheiro:Bandeira Manaus Amazonas Brasil.svg


Manaus é a capital do estado brasileiro do Amazonas e o principal centro econômico da Região Norte do Brasil, localizada a 3.490 quilômetros da capital federal, Brasília.



A cidade possui cerca de 1.861.838 habitantes e sua região metropolitana conta com 2.210.825 habitantes.


É uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, na confluência dos rios Negro e Solimões.


É uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, sendo o décimo maior destino de turistas no Brasil.


Destaca-se pelo seu patrimônio arquitetônico e cultural e pela floresta amazônica a seu redor, durante todo o ano recebe grande quantidade de navios de cruzeiro, pois há acesso para transatlânticos através do rio Amazonas.


O clima de Manaus é considerado tropical úmido com aumento de chuvas no verão e temperatura média anual de 30°C, tendo uma umidade relativa elevada durante o ano.


A Ponte Rio Negro foi inaugurada em 24 de outubro de 2011, permitindo uma maior integração entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus.


Manaus possui uma frota de mais de 400 mil veículos. O congestionamento de veículos na cidade é recorrente, principalmente, mas não restrito, aos horários de pico.


O transporte fluvial na cidade é muito comum. A cidade conta com um grande e movimentado porto, que atende a quase toda a região Norte e é o maior porto flutuante do mundo.


O Porto de Manaus localiza-se na costa oeste do Rio Negro, na zona central da cidade de Manaus e atende aos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do Norte do Mato Grosso.


Manaus é servida pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, recebendo anualmente 3 milhões de passageiros, além de ser o terceiro do Brasil em movimentação de cargas. O aeroporto está situado a 14 quilômetros do Centro de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário