castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

LENÇÓIS MARANHENSES: O PARAÍSO É AQUI


O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 2 de junho de 1981, com uma área de 270 km², situado às margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão, distante cerca de 260 km de São Luís.


Consiste em uma faixa de dunas de até 40 metros que avança por uma faixa entre 5 e 25 km em direção ao interior. As dunas formam pequenas lagoas de água doce.


O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.


Por via terrestre, saindo de São Luís, a capital do estado, percorre-se 58 km até Rosário, e a partir daí mais 22 km até Morros e 162 km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.


Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.


A sede do Parque fica a 2 km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as dunas e lagoas de água doce.


Para chegar aos lençóis maranhenses pode-se utilizar aviões domésticos de pequeno porte vindos de São Luís até Barreirinhas (distância de 276 Km), com um tempo médio de 50 minutos.


A região dos Lençóis maranhenses pode parecer desértica, mas chove durante um período do ano que vai de Janeiro a Julho. As chuvas contribuem para o controle da umidade da região e formação de Lagos paradisíacos que geralmente secam durante o período seco que vai de Agosto a Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário