castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

EXU (PE): A TERRA DO REI DO BAIÃO QUER TROCAR O NOME PARA LUIZ GONZAGA

Ficheiro:Exu.png


Exu é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Tabocas, Timorante, Viração e Zé Gomes.

Índice

 [esconder

História

Primitivamente a região era habitada pelos índios Ançus, do tronco dos Cariris. A região foi ocupada por fazendas de gado no início do século XVIII, tendo à frente Leonel de Alencar Rego e posteriormente seu filho Joaquim Pereira de Alencar. Após a ocupação, missões jesuíticas viveram na região, onde construíram a capela de Bom Jesus dos Aflitos. Em 1734, foi criada a freguesia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Exu. O município foi instalado em 7 de junho de 1885, passando a autônomo em 9 de julho de 1893, em face a lei n. 52, de 3 de agosto de 1892. O primeiro prefeito foi Manoel da Silva Parente. O município foi supresso em 1895 e restaurado 1907, com a denominação de Novo Exu. Pelo decreto-lei estadual n 235, de 9 de dezembro de 1938, o município de Novo Exu passou a denominar-se Exu.
Passou por uma grave crise no século XX devido a lutas políticas entre três famílias: Alencar, Sampaio e Saraiva, o que provocou o atraso da cidade em relação a outras da região, como Araripina, Ouricuri e Salgueiro. Procurou reconquistar o espaço novamente na Microrregião de Araripina com a cultura (sem sucesso), através de artistas como Luiz Gonzaga, oriundo de Exu.
A cidade está localizada no Polígono da Seca e abriga um museu em homenagem ao seu filho mais ilustre, Luiz Gonzaga.
Ficheiro:Mausoléu do Gonzagão.jpg

Origens do nome

Segundo o IBGE, há duas versões prováveis para o nome do município. A primeira é que seja uma corruptela de Ançu, uma tribo índigena que habitava o entorno. Outra, é que o nome tenha vindo da abelha enxu (inxu), muito comum na região à época. Há que se notar que dificilmente as origens do nome sejam no orixá homônimo, haja vista que à altura da fundação da vila, criada por colonos, apenas indígenas habitavam o local.
Deve-se considerar que devido a influência dos cristãos-novos (muito abundantes em Pernambuco naquela época) o nome da freguesia "Aflitos de Exu" pode aludir à aflição que os marranos sentiam por serem perseguidos pelo Tribunal do Santo Ofício que os perseguiu desde Espanha e Portugal até ao Brasil. Para fugir da Inquisição aqueles marranos buscaram se instalar cada vez mais no interior de Pernambuco. Ieshu (ou IEXU em português) é uma palavra hebraica (a lingua dos marranos pernambucanos) e significa Jesus.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º30'43" sul e a uma longitude 39º43'27" oeste, estando a uma altitude de 523 metros. Sua população em 2011 era de 31.576 habitantes.

Clima

O clima é semi-árido e quente, frio no inverno e quente no verão. O índice pluviométrico está em torno de 700 a 750 mm anuais de água.

Relevo

O município de Exu está inserido na maior parte na unidade geoambiental dos Maciços e Serras Baixas, com altitudes entre 300 e 800 metros. Ao norte, uma porção está inserida na unidade geoambiental das Chapadas Altas.
O relevo de Exu apresenta terrenos planos e acidentados, influenciado pela Chapada do Araripe, com terras altas, planas e descendo a serra, encontram-se terras baixas e terras férteis e várias nascentes no sopé da serra.

Vegetação

A vegetação é predominantemente de Floresta Caducifólia e Caatinga Hipoxerófila. O município também apresenta vegetação do cerrado no sopé da chapada, com espécies como: aroeira, braúna, sabiá, ameixa, pequi, sucupira e angico, amburana branca e vermelha, cedro, angico, eucalipto e a barriguda, quase extinta.
As principais espécies animais da região são o preá, tatupeba, gambá, sagüi, urubu, coruja, gavião, raposa, além de diversos tipos de aves e répteis.

Hidrografia

O município de Exu situa-se na bacia hidrográfica do rio Brígida. Seus principais tributários são os riachos da Brígida, da Carnaúba ou Carrancudo, da Queimada Grande, Tabuleiro, Cantarino, do Ouro, da Califórnia, da Maniçoba, de José Gomes, da Estrada, dos Paus Grandes, das Tabocas, do Mocambo, São Joaquim e do Tigre, todos de regime intermitente. Conta ainda com as lagoas da Caraíba, de Dentro, da Cascavel, do Caracol, Grande e das Marrecas.




Luís ‘Lua’ Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do baião. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).

Ficheiro:Luiz-Gonzaga-busto.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário