castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

DESOCUPAÇÃO DE SUIÁ-MISSU: O BRASIL VIVENDO SOB A DITADURA DA FUNAI E DO IBAMA


Os produtores, alguns residentes na região há mais de 3 décadas, já anunciaram que preferem morrer a saída do local. O clima segue sob tensão.

Logo na primeira investida para desocupação da área indígena em São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, nesta segunda à tarde, houve confronto entre moradores, que resistem, e homens da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal. O conflito se deu dentro da fazenda de Posto da Mata, a primeira que deve ser desobstruída. 
Neste momento, há muita confusão. Algumas pessoas já estão feridas. Os produtores, alguns residentes na região há mais de 3 décadas, já anunciaram que preferem morrer a saída do local. O clima segue sob tensão.

Veja algumas fotos do conflito de Jardel Patrício Arruda na página do RD News:

Clique aqui para ampliar!
Clique aqui para ampliar!

Clique aqui para ampliar!
Clique aqui para ampliar!
Veja a notícia na íntegra no site do 
RD News.

No Expresso MT: Desocupação de terra indígena tem confronto entre polícia e produtores

Um grupo de produtores rurais e policiais se envolveram em um confronto nesta segunda-feira (10) em Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá. O incidente foi o primeiro desde que fora iniciada a operação para retirada dos ocupantes não índios da reserva Marãiwatsédé, no nordeste do estado, reconhecida como de propriedade dos índios xavantes. Uma agricultora passou mal durante a manifestação e desmaiou. Um policial da Força Nacional de Segurança ficou ferido.

Veja a notícia na íntegra no site do Expresso MT.

No Olhar Direto: Moradores cumprem promessa e entram em duro confronto com policiais em Suiá Missú

Dito e feito. Os moradores do distrito de Estrela do Araguaia entraram em um intenso confronto com a Força Nacional e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início da tarde desta segunda-feira (10) para defender o primeiro fazendeiro que estava sendo alvo da desintrusão. A “guerra” foi travada com pedras e armamento não-letal. Manifestantes e policiais acabaram feridos. 

Veja a notícia na íntegra no site do Olhar Direto.  

Na Agência da Notícia: Desintrusão da Suiá Missu começa com tiroteio, produtores são atingidos

A primeira propriedade vistoriada pela Força Nacional na Operação da desocupação dos 165 mil hectares da Suiá Missu começou na fazenda Jordão de propriedade de Antonio Manedi Jordão popular Alemão de 64 anos, os policias chegaram por volta das 11:15 hs da manhã e cerca de 30 agentes entraram na propriedade, a reportagem do Portal Agência da Notícia que estava na frente da fazenda não pôde entrar. 

Veja a notícia na íntegra no site da 

No G1: Começa desocupação da reserva indígena Suiá-Missú no MT nesta segunda-feira

Temendo pela própria vida, um dos maiores defensores do povo Xavante de Mato Grosso, o bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 84 anos, foi forçado a deixar a casa em que vive na cidade de São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá, por conta da retirada das famílias de posseiros da Terra Indígena de Marãiwatsédé, que deve ser entregue gradualmente aos índios da etnia a partir desta segunda-feira (10).

Veja a notícia na íntegra no site do G1 MT

No Estadão: Bispo é ameaçado e cresce tensão na terra indígena Marãiwatsédé (MT)

Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), está ocorrendo nesta segunda-feira, 10, a retirada de fazendeiros e posseiros da Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso. Pessoas e entidades que defendem a devolução das terras aos xavantes estão sob ameaças constantes, entre elas o bispo dom Pedro Casaldáliga, do município São Félix do Araguaia. Reconhecido por defender os xavantes, ele foi retirado este fim de semana da cidade devido às ameaças de morte e escoltado pela Polícia Federal (PF) até Brasília. O clima é de tensão e a PF informou que o risco de um confronto está sendo analisado pelas autoridades com cuidado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário