castelos medievais

castelos medievais

domingo, 30 de dezembro de 2012

ARQUIPÉLAGO DOS CURRAIS - PARANÁ



A ilha dos Currais é na verdade um arquipélago brasileiro situado a meio caminho entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a cerca de 6,2 milhas da costa, em frente à Praia de Leste, município de Pontal do Paraná.
O arquipélago é composto por 3 pequenas ilhas:
Três Picos
Filhote
Grapirá

 A primeira apenas um pico de pedra alto sem vegetação, a segunda um pouco mais baixa e a terceira, bem maior, apresenta vegetação apenas em seu cume. Cuidar
com uma laje até 300 m de seu lado oeste, de frente para a costa. Local repleto de aves que ali fazem sua nidificação. Não é possível desembarcar. Evite passar entre elas pois há muitas pedras submersas.





O arquipélago é rico em sua fauna, existindo cinco espécies de pássaros que utilizam-no para a nidificação: Atobá, Tesoureiro, Gaivota, Trinta-réisde-bico-amarelo e Trinta-réis-de-bico-vermelho. Estima-se que a ilha possua mais de dez mil pássaros.
A ilha de Grapirá (S 25.44,098,  W 48.21,752) é a maior ilha do arquipélago, apresentando altitude máxima de 55 metros e 73.534 m2 de área total emersa.
A  ilha possui uma pequena praia de pedras roliças (seixos rolados) onde foi construído um rancho para abrigo de pesquisadores, hoje em abandono.
Na parte leste da ilha podemos encontrar grandes formações rochosas submersas.  A profundidade média em torno da ilha é de 13m, e nela podemos encontrar grandes Garoupas, Pampos , Caranhas e Sororocas .
A segunda ilha chamada de Três Picos é formada por três elevações variando de 14 e 21 metros de altura, com área total de 7.748 m2. A profundidade média em torno da ilha é de 9m.
A terceira ilha chamada de Ilha Filhote possui 6.249m2 de área e 25 metros de altitude máxima. Na sua parte Oeste, prolongando-se em sentido ao continente, podemos encontrar uma cordilheira com mais de 300 m de extensão, com profundidade variando entre 3 a 10 m.
Nesse local podemos encontrar grandes cardumes de Sororocas e Cavalas no verão. (S 25.43.889 W 48.22.407)
No Arquipélago de Currais podemos encontrar várias espécies de peixes dentre eles: Garoupas, Badejo Mira, Pampo, Caranha, Sororoca, Cavala, Parú, Tainha, Sargo de Beiço, Sargo de Dente, Xareu Branco (Galo), além de diversos outros peixes.




 

hpim0975_1024x768


1033

1039




Nenhum comentário:

Postar um comentário