castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

RONDÔNIA: MAIS DISTRITOS QUEREM AUTONOMIA NO ESTADO

Ficheiro:Rondonia MesoMicroMunicip.svg

Mesmo não havendo ainda uma lei complementar Federal que devolva aos estados a criação de novos municípios, no estado de Rondônia  já houveram dois plebiscitos para criação de novos municípios e uma anexação. Embora não instalados foram criados com ampla maioria até dos distritos-sedes, os municípios de EXTREMA DE RONDÔNIA e TARILÂNDIA. A anexação de terras foi a transferência de terras do município de Nova Brasilândia d'Oeste para Castanheiras. Na euforia do "sim" vencer com ampla maioria mais distritos estão querendo suas autonomias também, são os casos de UNIÃO BANDEIRANTES, TRIUNFO, JACI-PARANÁ e SÃO DOMINGOS DO GUAPORÉ.
Mas não é só em Rondônia que está se formando uma ampla mobilização de distritos, no RIO DE JANEIRO, os distritos de TAMOIOS (Cabo Frio), PIABETÁ (MAGÉ), ITAIPUAÇU (Maricá),
VALE DAS PEDRNHAS (Guapimirim), MANILHA (Itaboraí), ALCÂNTARA (São Gonçalo), LUMIAR (Nova Frburgo), XERÉM (Duque de Caxias) e PIRATININGA (Niterói) também estão entrando nessa luta. Já o estado de PERNAMBUCO é junto com a BAHIA, acirrados defensores da criação de novos municípios. Já há mobilizações em RORAIMA, AMAZONAS, ACRE, PARÁ, CEARÁ e vários outros estados. Vamos esperar que alguma EC que regulamente a criação de novos municípios seja brevemente votada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário