castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PRECISAMOS URGENTE DE UMA LEI QUE DEVOLVA A AUTONOMIA AOS ESTADOS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS

Uma pegunta que não quer calar: até quando o Congresso Nacional vai emperrar a criação de novos Municípios?
Vou citar alguns casos principalmente na Regilão Norte, onde distritos e povoados mobilizados para a emancipação não conseguem por não haver uma simples votação de uma PEC. No estado do Amazonas existem distritos e povoados mais do que aptos à emancipação com concentração considerável na área Urbana e a dezenas de quilômetros da sede municipal. Vale destacar que esses distritos e povoados são:
Santo Antônio do Matupi (população urbana de 3.649 hab.), Iauaretê, Copatana, Forte das Graças, Balbina, Trilheiro, Novo Céu, Vila Amazônia, Purupuru, Puraquequara, Cucui, Ipiranga-Juí, Estirão do Equador, Céu do Mapiá e muitos outros.
Já em Rondônia:
Jaci-paraná, União Bandeirantes, Tarilândia, Extrema, Quinto BEC, Nova Califórnia e muitos outros.
Em Roraima destacam-se:
Nova Colina, Novo Paraíso, São Francisco, Vila Vilena, Campos Novos, Santa Maria do Boiaçu e outros.
No Amapá:
Jarilândia, Água Branca do Amapari, Água Branca do Cajari, Carnot (incluindo Lataia), Santo Antônio da Pedreira, Bailique e outros.
Mas o Caso mais extremo é do estado do Pará, onde apenas a área urbana do distrito de Morada Nova possui mais de 8.000 habitantes, seguidos pelos distritos de Taboca, Ladeira Vermelha, Carapajó, Moraes de Almeida e por ai vai... Para se ter uma idéia somente o distrito de São José do Piriá (Viseu) possui uma população total de 22.889 hab., enquanto o vizinho distrito de Fernandes Belo possui 10.963 hab.
Não tá na hora do povo se unir e agitar para que o congresso tome logo uma decisão sobre a criação de novos Municípios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário