castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MUNICÍPIO DE NOVO ARIPUANÃ - AMAZONAS

Ficheiro:Amazonas Municip NovoAripuana.PNG




História

O município de Novo Aripuanã é constituído de território desmembrado de Borba e Manicoré, por isso está sua historia ligada estreitamente à desses municípios. O rio Madeira é a principal via de acesso de toda a zona a que dá o nome.
Datam de 1637 os registros das primeiras penetrações no rio Madeira, em seqüência à expedição de Pedro Teixeira, ligando Belém do Pará a Quito, no Equador. Primitivamente habitavam a região os índios Torás, Barés, Muras, Urupás e Araras, entre outros.
Em 19 de dezembro de 1955, pela Lei Estadual nº 96, foi criado o município de Novo Aripuanã, desmembrado dos municípios de Borba e Manicoré, e constituído pelo território dos distritos de Foz do Aripuanã e Sumaúma, do primeiro, e dos sub-distritos de Alvorada, Manicorezinho e Itapinima, do segundo, tendo como sede a Vila de Foz do Aripuanã, elevada à categoria de cidade.
Em 10 de fevereiro de 1956 ocorreu a instalação do município, sendo seu primeiro prefeito, nomeado pelo governador do Estado, o sr. Wilson Paula de Sá.
Em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional nº 12, Novo Aripuanã perdeu parte de seu território em favor do novo município de Apuí.




Geografia

Sua população estimada em 2010 era de 21.389 habitantes, sendo que sua área urbana possui 14.064 habitantes. Sua área total é de 41.191,34 km².
Numa área da floresta amazônica equivalente ao tamanho de alguns quarteirões existem mais espécies vegetais que em toda a Europa. É o último lugar do mundo onde ainda se descobrem novas espécies de mamíferos.
Crédito: Luciana De Francesco
comunidade Boa Frente (Projeto Juma)
Na região amazônica, foram achados sete novas espécies de macacos desde 1990, o último deles no ano passado às margens do Rio Aripuanã. Só no Parque Nacional do Jaú, foram descobertas nos anos 90, doze novas espécies de peixes, duas de roedores, dois tipos de sapos e duas árvores, ainda ignoradas pela ciência. Curiosamente o município de Novo Aripuanã aparece no censo de 2010 como o único município amazonense que não contém nenhum povoado e nenhuma reserva indígena em toda sua extensão territorial.

Bairros:
Novo Aripuanã está dividida nos seguintes bairros:
CENTRO - 2.388 habitantes
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - 6.095 habitantes
JAPIIM - 3.205 habitantes.
DOS TRABALHADORES - 1.035 habitantes
TV - 1.351 habitantes.

Cultura

Em Novo Aripuanã acontece o festival folclórico FestLendas, onde são apresentadas danças regionais e culturais tais como quadrilhas, cirandas e lendas.
No ano de 2008 foram apresentadas as seguintes atrações:
  • Quadrilhas: Quadrilha "Os Machões da 14", Quadrilha Espalha-Brasa e Quadrilha Teatral
  • Cirandas: Ciranda do Amor, Ciranda Jovens Unidos e Ciranda Raça Aripuanaense.
  • Lendas: Lenda do Apurinã, Lenda do Jurupari e Lenda do Tucumã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário