castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 11 de setembro de 2012

PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO - TOCANTINS




O parque abrange uma área de quase 150 mil hectares e é considerado como o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas.


Ficheiro:Velha Waterfall.jpg

Sua posição estratégica possui continuidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.


A região é considerada como a principal atração turística do estado do Tocantins e a cidade conhecida como porta de entrada do Jalapão é Ponte Alta do Tocantins.


Uma característica da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais.


O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis, situada a leste do estado do Tocantins, com temperatura média de 30°C, cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.


O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe.


Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura.




O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e está localizado no município de Mateiros, no estado brasileiro do Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário