castelos medievais

castelos medievais

domingo, 19 de agosto de 2012

MUNICÍPIO DE XINGUARA (PARÁ)


Xinguara é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 07º05'42" sul e a uma longitude 49º56'45" oeste, estando a uma altitude de 279 metros. Possui uma população de 40.574 habitantes e uma área de 3.779,41 km². Sua área territorial em forma de ponta de lança é quase partida ao meio pela área territorial do município de Sapucaia.


Município de criação recente, datado no dia 13 de maio de 1982, durante o governo do coronel Alacid Nunese e de pessoas que vieram da região sul do país juntamente com as madereiras que ali procuravam um melhor desenvolvimento, pelo fato de a região ser rica em madeiras de auto porte em seguida rica no ciclo do ouro.O nome da cidade seria Comaxin devido a junção de CONceição Ma'rabá e Xingu mas e seguida veio uma melhor proposta que seria Xinguara devido a junção dos nomes Xingu e Araguaia, justamente por se encontrar no entroncamente que liga as rodovias PA 150 e PA 279 que são acesso aos dois rios.
O novo município desmembrado do território de Conceição do Araguaia, teve sua sede no antigo distrito de Xinguara e São Geraldo, com divisa na Grota do Gaúcho .
Ficheiro:Praça João Galon.JPG



Nenhum comentário:

Postar um comentário