castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ANGUILLA: UM PARAÍSO NO CARIBE


Anguilla (Anguila, nas suas formas aportuguesadas) é um território britânico ultramarino nas Caraíbas, que compreende a Ilha de Anguilla e algumas ilhotas próximas, e que tem fronteira marítima com Saint-Martin, uma dependência de Guadalupe, a sudoeste. A oeste, tem como vizinho mais próximo outra colónia britânica: as Ilhas Virgens Britânicas. Capital: The Valley. Possui 91 km² e uma população de 13.452 hab. (Censo 2011).
Ficheiro:Flag of Anguilla.svg
Em tempos fez parte de uma confederação com São Cristóvão e Nevis, quando estas duas ilhas ainda estavam sob domínio britânico.
Ficheiro:Cap Juluca - Anguilla.jpg



File:Anguilla map.png

A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493. Tornou-se dependência inglesa em 1650, governada em conjunto com as ilhas de São Cristóvão e Nevis. Em 12 de Julho de 1967 proclama unilateralmente a independência e em 1969 a república. Em 19 de Março de 1969 o domínio britânico é restabelecido. Apenas a 19 de Dezembro de 1980 obtém o estatuto de colônia separada.


Anguila possui poucos recursos naturais, e a economia depende bastante do turismo, bancos estrangeiros, pesca de lagostas e remessas de emigrantes. A economia, especialmente o setor turismo, teve efeitos devastadores em 1995, por causa do Furacão Luis, mas se recuperou em 1996. Ao crescer o setor turismo, também pôde ajudar ao setor de construção, que cresceu grandemente à economia. Os bancos estrangeiros estão estabelecidos, mas tem a participação muito pequena, ainda que também em auge.
Os principais produtos que produz e exporta são a sal, pescado, lagostas, blocos de concreto, gado, fumo e rum. No arquipélago se usa como moeda o Dólar Caribe-Este.
File:Wallblake House, The Valley.jpg


Anguila não possui uma divisão político-administrativa propriamente dita. Ainda que se podem assinalar as ilhas como a divisão mais representativa. As ilhas que conformam o território são:
  • Anguila
  • Anguillita
  • Dog
  • Little Scrub
  • Prickly Pear
  • Sandy
  • Scrub
  • Seal
  • Sombrero
  • File:Anguilla-aerial view western portion.jpg
 As localidades situam-se todas na ilha principal : Blowing Point (870), East End (67l), George Hill (879),
Island Harbour (988), North Hill (464), North Side (1.980), Sandy Ground ( 230), Sandy Hill (636), South Hill (1.722), Stoney  Ground (1.549), The Farrington (624), The Quarter (inclui Rey Hill) (959), The Valley (inclui Upper Valley e South Valley )(l.067) e West End (inclui Long Bay) (813).
File:Sandy Ground Anguilla.jpg
File:Anguilla Prickly-Pear.jpg

File:Scrub Island (Anguilla).jpg
File:Methodist Church The Valley, Anguilla.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário