castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 19 de julho de 2012

MUNICÍPIO DE MARAÃ (AMAZONAS)

Maraã, fica locaizada nas margens do Rio Japurá, especificamente na Região do Triângulo Jutaí/Solimões/Juruá. Distante da Capital do Estado 892 km em linha reta e 920 km via fluvial, tem um territorio total de 16.910 km², limita-se com os municípios de Tefé, Japurá, Santa Isabel do Rio Negro, Coari, Barcelos, Alvarães, Uarini e Fonte Boa, sua população atual é 17.079 habitantes, com 4.521 habitantes na zona urbana e 12.558 na zona rural. Sua produção agropecuária é baseada no cultivo de mandioca, arroz, banana e cítricos. Além da extração de madeira, borracha e castanha, a pecuária é outra atividade de destaque, representada principalmente por bovinos e suínos com produção de carne e de leite destinada ao consumo local. Praticada de forma artesanal, a pesca é abundante, suprindo as necessidades da população local e sendo exportada aos municípios vizinhos.



Aspectos Históricos




A denominação “Maraã” provém do igarapé de mesmo nome, cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município. O município de Maraã é banhado pelo rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro. Quando o Cel. Joaquim Tonico Valente era Governador (1763-1779) da Capitania, foram fundadas nas margens do Japurá, em território hoje do município de Maraã, as povoações de Santo Antonio do Mapiri, São Matias e São Joaquim do Macapiri, atualmente desaparecidas.
Em 1774-75 ou 1785, na aldeia de Santo Antônio de Mapiri realizava-se a pacificação dos índios Muras, por Matias Fernandes, Diretor da aldeia.
Em 01.12.1938, pela Decreto-Lei nº 176, o distrito de Maraã foi criado integrando o município de Tefé, de cujo distrito sede foi desmembrado.
Em 19.12.1955, pela Lei estadual nº 96, o distrito de Maraã é desmembrado de Tefé, dando origem a dois novos municípios: Japurá e Maraã.
Em 07.05.1956, o município foi instalado.


Na cultura atualmente vem se destacando o FESTIVAL DOS BOTOS DE MARAÃ, que acontece no final do mês de Julho, levando para o remanso os Botos Tucuxi e Vermelho, quando chega nos meses próximos do festival a cidade fica toda divida, e a animação toma conta dos moradores e visitantes que vem prestigiar o nosso festival, mais não é o festival dos botos que engrandece a nossa cultura, mais tambem a festa da padroeira Nsa. da Conceição, o Anivérsario da Cidade, as Festas Juninas e muito mais.

No lazer, maraã tambem se destaca com suas belas praias que surgem com a chegada do verão e a seca dos rios, os moradores e visitantes lotam as praias para se refrescar e aproveitar o sol nos domingos. pra quem gosta de tranquilidade, uma opção é Orla de Maraã, construida recentemente é uma opção de lazer tanto de dia quanto a noite, no local encontramos bares, lanches e restaurante, duas quadras de areia uma pista de cooper, e muito mais.

algumas fotos dessa linda e maravilhosa cidade que me encantou como muitos outros que vieram para passar uns dias e não sairam mais dessa cidade encantada…

Fotos da cidade ,segue abaixo

01) Imagem Aérea de Maraã



02 -Em frente a Cidade de Maraã ,no Rio Japurá



03) Maraã



04 -Barco comum na região ,chegando em Maraã



05- Maraã , na margem do Rio Japurá



06-Praça principal desta linda cidade amazonense ,eu ainda não tinha visto imagens de Maraã por aqui ..essa garimpada deu ouro pra mim hoje ..


07- Em frente a Praça


08-Orla de Maraã ,isso mesmo é em Maraã...


09-Bar da Orla de Maraã


10- A Orla vista do alto


11-na praça


12 -Tranquilissima Cidade do Amazonas


13 -Esse é o Hospital da Cidade


14 -Praça de alimentação


15- Rua 25 de Março

Nenhum comentário:

Postar um comentário