castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 17 de julho de 2012

CURUMUXATIBA (BAHIA): AS BELEZAS DO LITORAL BAIANO


Cumuruxatiba é um distrito do município do Prado, localizado no litoral do extremo-sul do Estado da Bahia, pertencendo a Costa das Baleias.
Ao norte de Cumuruxatiba, encontra-se o rio Caí com sua barra, onde no dia 23 de abril de 1500, Nicolau Coelho, capitão da esquadra de Pedro Alvares Cabral, ao descer em terra para se abastecer em água doce, tornou-se o primeiro homem branco a encontrar os índios Aimorés que habitavam esta região.



Ao longe, as naus avistavam um verde e branco litoral. Os coqueiros debruçados nas areias alvas a observar as falésias esculpidas na costa impressionaram a esquadra de Pedro Alvares Cabral. Nicolau Coelho, o matemático da expedição que ocorreu há mais de 500 anos e o primeiro branco a pisar nesta areia, observava estagnado a generosa abundância deste trecho do litoral sul da Bahia, a hospitaleira Cumuruxatiba.
Distante a apenas 70 km de Porto Seguro pelo litoral, foi nela onde os portugueses encontraram, pela primeira vez, os índios habitantes deste paraíso tropical.
De lá para cá, pouca coisa mudou em Cumuruxatiba. O cenário continua o mesmo descrito por Pero Vaz de Caminha, só que a aldeia indígena deu lugar a uma pequena vila de pescadores e algumas pousadas e restaurantes que atraem muitos turistas em busca de uma rusticidade preservada à beira mar.

Falésias em Cumuruxatiba Prado - BA

Cumuruxatiba - Bahia

Pousada Rio do Peixe - Cumuruxatiba - BA

Japara Grande - Cumuruxatiba - BA



Cumuruxatiba

Pier

Centrinho

Cumuru - Mirante

Cumuruxatiba - Praia do Píer

O rio a esquerda e o mar a direita

Longe de tudo

Eu e o horizonte

Cumuruxatiba

Cumuruxatiba - BA, Brasil

Sitio Visual Falesia Cumuruxatiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário